quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Realações Ecológicas

sábado, 25 de setembro de 2010

Energia elétrica. Sua história e seu papel na vida das pessoas.

Desde a Pré História, o homem tem usado a inteligência para criar mecanismos que reduzam o esforço e aumentem seu conforto. Ao dominar a Técnica do fogo, melhorou sua alimentação, iluminação e segurança. Inventou a roda e outros mecanismos que multiplicaram sua força física e facilitaram o transporte. Descobriu a força das águas, dos ventos e domesticou animais, usando a força de cavalos e bois para o trabalho. Milhares de anos se passaram até que um fato marcou a história da energia: a invenção da máquina a vapor, um símbolo energético da Revolução Industrial.

O fogo então foi transformado em movimento. Isso permitiu a construção de grandes fábricas e sua aplicação nos transportes. Nesse período, os combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo e gás natural) também evoluíram bastante. Até hoje representam a mais importante fonte de energia, inclusive gerando tecnologias mais avançadas. Mas foi apenas a pouco mais de 100 anos que surgiu a energia elétrica, símbolo da Era da Informação.

Através dela, outras formas de energia puderam se transformar com eficiência, como: calor, iluminação e energia mecânica.

No século XX, foi descoberta outra fonte de energia: a energia nuclear, ainda muito questionada pelos elevados riscos ao meio ambiente. Além disso, está em desenvolvimento, entre outras, a conversão de energia solar diretamente em energia elétrica e a utilização do hidrogênio como fonte de energia, o que num futuro breve, também terão importante participação em nossas vidas. No Brasil, a produção de eletricidade, a partir do gás natural, em usinas termoelétricas de alta tecnologia contribuirá para o atendimento às grandes necessidades de energia do país.

A primeira usina elétrica brasileira foi instalada em 1883, na cidade de Campos (RJ). Era uma usina termoelétrica. A primeira usina hidrelétrica brasileira foi construída pouco depois no município de Diamantina (MG), aproveitando as águas do Ribeirão do Inferno, afluente do rio Jequitinhonha.

Mas a primeira hidrelétrica do Brasil para serviços de utilidade pública foi a do rio Paraibúna, produzia energia para a cidade de Juiz de Fora (MG).

Em 1930, o Brasil já possuía 891 usinas, sendo 541 hidrelétricas, 337 térmicas e 13 mistas.

Já em 1954 o presidente Getúlio Vargas sentira necessidade de criar uma grande empresa estatal para planejar e coordenar a construção das usinas produtoras de energia e sistematizar sua distribuição.

Em 1963 no governo de Jânio Quadros o panorama da energia elétrica brasileira mudou radicalmente para isso era necessário contar com a usina de Itaipú, a maior hidrelétrica do mundo com 14.000MW.

Paralelamente a esse aumento da capacidade instalada, a Eletrobrás estuda outras fontes de energia como a solara e a das marés, e formas de transportar grandes quantidades de energia a longas distâncias.

Fonte: http://www.cpfl.com.br/UsoConsciente/Hist%C3%B3riadaEnergiaEl%C3%A9trica/tabid/1093/language/pt-BR/Default.aspx

www.cdcc.sc.usp.br/escolas/juliano/eletrica.html

Atividades Exclusivas: Energia dos mundo

Vejam que atividades ótimas para aulas de Arte e de Ciências.


Fonte: http://energiasdomundo.tempsite.ws/?page_id=777


O CONCURSO CULTURAL ENERGIAS DO MUNDO é um convite à formação e expressão cultural no ambiente escolar. Por isso preparamos uma série de conteúdos para que você possa trabalhar a temática com seus alunos em sala de aula. As atividades abaixo listadas são exclusivas do site. Outras você irá encontrar no Guia do Educador, que está disponível para download.


Confira as atividades sugeridas a partir do tema e mãos à obra!

ARTE E ENERGIA SOLAR

Atividade: Teatro de sombras

Este exercício possibilita um olhar mais atento para a luz e a sombra.

Materiais necessários:

1 Caixa de papelão de tamanho médio

Tesoura

Fita adesiva

Folha de papel vegetal

Material para a confecção dos personagens: papelão, papel canson ou papéis translúcidos e coloridos

1 Lanterna (mas o ideal é estimulá-los a utilizar a luz solar)

Passo a passo da atividade a ser proposta aos alunos:

1. Pegue uma caixa de papelão e corte o fundo. Prenda, com fita adesiva, uma folha de papel vegetal sobre o buraco feito (como uma TV, sendo o papel vegetal a tela e a caixa, o resto).

2. Sugira aos alunos que pensem em uma história que gostariam de contar. Pensem nos personagens. Não precisam ser muitos. Deixe que eles soltem a criatividade na hora de desenhar os personagens, sem se importarem tanto com a forma. As figuras podem ser feitas em papelão, papel canson ou materiais alternativos. Sugira inclusive que eles usem materiais translúcidos e coloridos.

3. Depois de desenhados, os personagens devem ser recortados. Pode-se utilizar varetas ou palitos de churrasco para movimentá-los.

4. Para fazer o espetáculo, pode-se usar a luz de uma lanterna ou do sol para projetar as sombras das figuras em papel vegetal. Recomenda-se o uso da luz natural para que a atividade gere nas crianças a reflexão sobre o uso da energia solar.

5. Agora, é só iluminar a parte de trás da caixa e movimentar os personagens. Os espectadores ficam na parte da frente. Deixe que as crianças brinquem com as sombras e experimentem bastante.

ARTE E ENERGIA EÓLICA

Atividade: Criação de móbiles

Exercício de escultura, equilíbrio e tridimensionalidade.

O vídeo educativo Arte e Energia: uma nova abordagem fala sobre o trabalho de Alexander Calder, artista norte-americano que inventou os móbiles, termo criado em Duchamp para batizar a escultura que se movimentava criada por Calder. A partir de então o termo passou a ser utilizado para nomear este tipo de obra de arte.

Que tal sugerir que a turma monte móbiles? Assim, eles terão noção das alterações dos ventos.

Materiais necessários:

Peças a serem penduradas (dez ou mais, sempre em números pares)

Fios de arame ou barbante

Passo a passo da atividade a ser proposta aos alunos:

1: Pense em algumas peças que possam ser suspensas por arames. Elas podem ser de sucata ou papel amassado envolto por fita adesiva, empapelado e pintado (como no boneco de sucatas); podem ser também peças de papel machê ou até objetos já existentes, como um chinelo, um brinquedo.

2: Escolha os materiais com os quais quer trabalhar e pense nas peças que serão necessárias. Para montar um bom móbile você vai precisar de dez peças ou mais. Se não conseguir fazer suas peças, recorra ao seu professor e peça sua ajuda.

3: Com as peças prontas, você vai precisar de fios (de arame ou barbantes).

4: Pegue duas das suas peças e prenda uma em cada ponta de um fio, cujo comprimento fica a sua escolha.

5: Faça isso com outros fios e outras peças, sempre prendendo de duas em duas, uma em cada ponta. Para dar um efeito bonito, o ideal é que você escolha fios de comprimentos diferentes.

6: Junte o centro de cada um dos fios, já com as peças presas.

7: Depois que todos os fios estiverem unidos, basta pendurar!

ARTE E ENERGIA FÓSSIL

Atividade: Bonecos de sucata

Reutilizando o lixo que produzimos.

Proponha que cada aluno da turma reúna, durante duas semanas, algumas embalagens de produtos que forem consumidos. Deixe claro para eles que o ideal é que trabalhem com embalagens limpas e secas.

Materiais necessários:

Embalagens vazias

Barbante

Fita crepe

Durex

Tesoura

Folhas de jornal

Cola branca

Guache ou tinta acrílica

Pincéis

Com os materiais reunidos, desenvolva a atividade em classe.

Passo a passo da atividade a ser proposta aos alunos:

1. As embalagens devem ser unidas com barbante, fita crepe e/ou durex para que possam compor a forma desejada. Estimule a turma a usar a criatividade. Vale tudo: um personagem, um objeto, um espaço, um animal.

2. Depois que a estrutura estiver montada e firme, é hora de empapelar.

3. Cada embalagem deve ser revestida por pedaços de jornal cortados e fixados na estrutura de sucata com cola branca. O ideal é primeiro passar cola na estrutura, depois passar cola em um lado do jornal e unir exatamente este lado ao boneco de sucata, já com cola. Por último, passar mais cola por cima do papel recém-colado. Assim toda a superfície do objeto criado será empapelada.

4. Depois que a cola estiver seca é hora de cada um da turma pintar seus bonecos como quiser, utilizando guache ou tinta acrílica. Eles também podem utilizar botões, fitas, tecido e outros materiais para fazer detalhes como olhos, cabelo e diferentes texturas.

ARTE E ENERGIA DE BIOMASSA

Atividade: Fazendo tinta

Que tal fazer uma tinta semelhante à que faziam nossos ancestrais?

Materiais necessários:

1 ovo cru

Algum tipo de pigmento (pode ser pó xadrez ou até mesmo terra vermelha)

Pincéis

Superfície a ser pintada (pode ser uma pedra, por exemplo) ou papéis variados

1 pires ou prato pequeno para misturar as tintas

Passo a passo da atividade a ser proposta aos aluno:

1: Pegue um ovo e separe sua clara.

2: Misture a clara com algum dos pigmentos que você escolheu. Experimente diferentes materiais.

3: Misture bem e pinte alguma superfície. Você pode pintar sobre uma pedra, por exemplo, ou então sobre papel canson. Observe como, depois de secar, a tinta fica brilhante.

Atividade: Desenhando com carvão

Materiais necessários:

1 pedaço de carvão

Papéis variados (folhas de sulfite, kraft ou cartolina)

Verniz, spray ou laquê para cabelos

Passo a passo da atividade a ser proposta aos alunos:

1: Pegue carvão para desenho ou até carvão para churrasco e risque sobre folhas de papel sulfite, kraft ou cartolina. É interessante trabalhar em superfícies médias e grandes para explorar a gestualidade do traço.

2: Desenhe bastante, explorando as possibilidades de linhas e preenchimento. É importante explorar bem o material antes de produzir qualquer “desenho sério”. Esta técnica pode ser aplicada em diversas propostas, como de desenho livre, desenho com tema, desenho de observação, desenho de memória e assim por diante.

3: Para fixar o desenho no papel, utilize um verniz em spray ou mesmo laquê para cabelos.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Ciclo da água




Energia Solar - Quando o sol começa a esquentar a água, ocorre a evaporação. É ela que vai formar as nuvens que irão resultar na chuva.
Chuva - Quando há uma grande concentração de gotas, as nuvens ficam pesadas e é formada a chuva. A água que cai sobre a terra servirá para animais, plantas e seres humanos.
Vento - O vento move as nuvens, fazendo com que as chuvas sejam distribuídas pela extensão terrestre.
Oceano - A água do oceano evapora com a energia solar e ajuda a formar as nuvens de chuva.
O vento move as nuvens, fazendo com que as chuvas sejam distribuídas pela extensão terrestre.
Oceano - A água do oceano evapora com a energia solar e ajuda a formar as nuvens de chuva.
Transpiracão - A água retida nas plantas e na terra vai para a atmosfera e ajuda na formação das nuvens de chuva através da transpiração.
Água Subterrânea - A água subterrânea vai para a atmosfera e ajuda na formação das nuvens de chuva através da transpiracão da terra e das árvores quando elas são aquecidas pela energia solar.
Evaporação - A água dos rios, lagos e oceanos evaporam com a energia solar e forma as nuvens.
Neve e gelo - A neve e o gelo escorrem pelo interior da terra e ajudam na formação das nuvens seja pela transpiração das árvores e terra, seja pela evaporação de rios e oceanos.
fonte:

 



Rios, Córregos e Lagos - A água dos rios e lagos evapora com a energia solar e ajuda a formar as nuvens.







Aquífero Guarani







fonte:http://www.aguasguariroba.com.br/agua/aquifero

O Aquífero Guarani é a maior reserva subterrânea de água doce do mundo, sendo também um dos maiores em todas as categorias. A maior parte (70% ou 840 mil km²) da área ocupada pelo aquífero - cerca de 1,2 milhão de km² - está no subsolo do centro-sudoeste do Brasil. O restante se distribui entre o nordeste da Argentina (255 mil km²), noroeste do Uruguai (58 500 km²) e sudeste do Paraguai (58 500 km²), nas bacias do rio Paraná e do Chaco-Paraná. A população atual do domínio de ocorrência do aquífero é estimada em quinze milhões de habitantes. No Brasil, o aquífero integra o território de oito estados:


• Mato Grosso do Sul (213 200 km²)

• Rio Grande do Sul (157 600 km²)

• São Paulo (155 800 km²)

• Paraná (131 300 km²)

• Goiás (55 000 km²)

• Minas Gerais (51 300 km²)

• Santa Catarina (49 200 km²)

• Mato Grosso (26 400 km²)

Nomeado em homenagem à tribo Guarani, possui um volume de aproximadamente 55 mil km³ e profundidade máxima por volta de 1 800 metros, com uma capacidade de recarregamento de aproximadamente 166 km³ ao ano por precipitação. É dito que esta vasta reserva subterrânea pode fornecer água potável ao mundo por duzentos anos. Devido a uma possível falta de água potável no planeta, que começaria em vinte anos, este recurso natural está rapidamente sendo politizado, tornando-se o controle do Aquífero Guarani cada vez mais controverso.

Notícia sobre o Rio Guariroba

OAB-MS exige cumprimento de TACs do Guariroba
A Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso do Sul (OAB-MS) e entidades ambientalistas do Estado cobram documentalmente mais ação do Poder Público com relação à recuperação da Área de Proteção Ambiental (APA) Guariroba, que inclui o rio de mesmo nome.

Responsável por mais da metade do abastecimento de água potável da Capital, o rio sofre com descaso. Reunião realizada nessa terça-feira (20) entre as instituições visou discutir e apresentar possíveis medidas para acabar com a degradação daquele ambiente.
Dentre os participantes, estavam membros da Comissão de Meio Ambiente da OAB-MS, ambientalistas e representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e do Movimento Guariroba Vivo.
Conforme o presidente da OAB-MS, Leonardo Avelino Duarte, a entidade fará petição para que os 56 termos de ajustamento de conduta (TACs) firmados entre o Ministério Público do Estado (MPE) e produtores rurais da região do Guariroba para a recuperação ambiental da área sejam executados. “Não é correto aumentar a tarifa para a recuperação. Os termos terão que ser cumpridos sem nenhum prejuízo aos consumidores”, expõe.
Utilização do Fundo Municipal de Meio Ambiente, direcionado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para a melhoria do local foi uma das propostas apresentadas durante o encontro de ontem.
De acordo com assessoria de imprensa do Ordem, no encontro ficou acordado que será realizada uma reunião com o procurador-geral de Justiça, Paulo Alberto de Oliveira, para discutir medidas cabíveis ao caso.
O córrego é responsável pelo abastecimento de 54% das casas da Capital. Estima-se que, há cerca de 30 anos, sofre degradação.
Para entidades ambientalistas, a situação atual é consequência da má conservação do solo, criação de gado e das estradas que cortam o local. O cultivo de eucaliptos em torno da área também é visto como forma equivocada de uso do ambiente, segundo os especialistas.
Estima-se que cerca de R$ 25 milhões devem ser investidos para recuperar o Guariroba. Ainda não há informação de aquisição dos recursos.
Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)

Do Guariroba, saem 54% do abastecimento de água potável de Campo Grande

                   Foto: Reprodução/TV Morena

Fonte: Marcelo Eduardo - Capital News

Saneamento Básico

Saneamento Básico consiste em tratar a água que fazemos uso diário, seja na Estação de Tratamento de água ou seja em nossas casa, a coleta e o tratamento do lixo e do esgoto domético, comercial, industrial e hospitalar, também faz parte do Saneamento de uma cidade. É direito de todo cidadão ter acesso ao saneamento, ele garanti a qualidade de vida da nossa população. Em Campo Grande MS quem presta este serviço tão vital é a empresa Águas Guariroba. Vejam nas imagens que tirei da internet as etapas para o tratamento da água:




Você observou as duas imagens, então abra um documento do Word copie estas questões e responda:
1. Quais são as etapas do tratamento da água para torná-la potável?
2. Explique por que existem os tanques de floculação e decantação?
3. Comente por que  é importante a filtração da água. E qual é a importância de usar carvão ativado durante a filtração?
4. Pesquise e digite para serve a adição de flúor e de cloro na água que já foi filtrada:
5. Se ingerirmos água contaminadas poderemos ter sérios problemas de saúde, entre elas , poderemos nos contaminar com as verminoses como a ascaridíase? Faça uma pesquisa e explique como é o ciclo de vida da lombriga; qual é o nome científico desse verme e o que podemos fazer para previní-la.
6. Relate sua pesquisa sobre a empresa Águas Guariroba e sobre o rio Guariroba.
7. Faça um belo desenho no Paint que represente o Rio Guariroba e seus arredores.

"Bem 6ano mesmo tendo água tratada não devemos desperdiçá-la, trata-se de um recurso muito precioso e esgotável". Bom trabalho!!!