quinta-feira, 29 de setembro de 2011

atividade para 6º ano de Ciências

ESCOLA MUNICIPAL PADRE JOSÉ DE ANCHIETA
ALUNO(a)_______________________________________Nº______TURMA________

1. O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes no âmbito das cidades, não só brasileiras, mas de todo o mundo. Por outro lado, gera emprego e renda. Sobre essa questão, assinale a opção correta.
A)           A produção de lixo cresce na razão inversa do poder aquisitivo das populações. Isso ocorre porque os segmentos de alto poder aquisitivo adotam posturas mais conscientes em relação ao destino de lixo.
B)           A participação do lixo orgânico em relação ao total de lixo produzido é menor nos bairros de baixo poder aquisitivo e maior nos bairros de classe média alta. Isso decorre das diferenças na qualidade de nutrição entre os estratos populacionais.
C)           O Brasil figura entre os países do mundo que mais reciclam latas de alumínio e papelão, Esse resultado decorre da conscientização da população e da implantação de programas de coleta de lixo seletiva nas principais cidades brasileiras.
D)           O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Assim, muitas pessoas retiram do lixo coletado nas ruas e nos lixões a principal fonte de sua sobrevivência.
E)            O lixo produzido nas cidades brasileiras tem um destino apropriado. Verifica-se que, na grande maioria dos casos, ele é depositado em aterros sanitários tecnicamente adequados ou é incinerado.

2. Imagine uma poça de água no Sol. A água está passando do estado líquido para o de vapor ( gasoso). Isso é chamado de
a)      Ebulição
b)      Evaporação
c)       Condensação
d)      Calefação


3. A passagem do estado de vapor (gasoso) para o estado líquido é denominada de:
a)      Fusão
b)      Vaporização
c)       Ebulição
d)      Condensação ou Liquefação
4. A molécula da água é formada por ...
a)        Dois átomos de oxigênio e um de hidrogênio.
b)        Um átomo de oxigênio e um de hidrogênio.
c)         Dois átomos de oxigênio e dois de hidrogênio.
d)         Dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio.
5. A molécula abaixo que possui, no seu total, 4 átomos é:
a)      CO2
b)      O2
c)       H2O2
d)      H2O

Banco de palavras: capilaridade      fusão      hidrogênio      sólido      tensão superficial      um  
6) Em um copo de água bem cheio, as moléculas da água em contato com o ar ficam mais unidas. Chamamos isso de ___________________________.

7) A molécula da água é representada pela fórmula H2O. Nesta fórmula temos dois átomos de___________________________  e _______________________ átomo de oxigênio.

8) O ponto de___________________________  da água é 0 oC. Nesta temperatura a água passa do estado  para o líquido.

9) Uma planta consegue absorver a água do solo, pois a água sobe pelos pequenos tubos que tem em sua raiz. Isso é uma propriedade denominada_______________________________
10)A Lua é o nosso satélite natural. Quando vemos o lado iluminado da Lua, a chamamos de " LUA CHEIA". Mas quando não vemos nada é a "LUA NOVA" .
Quando a Lua está mais distante do Sol : Na Lua NOVA ou na Lua CHEIA ?
.

­­­­­­­­sites.google.com/site/exerciciosciencias/especial

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Amiga é amiga...kkkkk


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/preunivesp/1204/entendendo-a-tabela-peri-dica.html


http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/preunivesp/1204/entendendo-a-tabela-peri-dica.html
 Vamos estudar a tabela periódica

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Aula direcionada Núcleo Celular(1º ano A, B, C, D)



Leia o texto sobre o núcleo da célula e elabore uma síntese sobre o assunto:
Núcleo Celular
O pesquisador escocês Robert Brown (1773- 1858) é considerado o descobridor do núcleo celular. Embora muitos citologistas anteriores a ele já tivessem observados núcleos, não haviam compreendido a enorme importância dessas estruturas para a vida das células. O grande mérito de Brown foi justamente reconhecer o núcleo como componente fundamental das células. O nome que ele escolheu expressa essa convicção: a palavra “núcleo” vem do grego nux, que significa semente. Brown imaginou que o núcleo fosse a semente da célula, por analogia aos frutos.

Células eucariontes e procariontes
A membrana celular presente nas células eucariontes, mas ausente nas procariontes. Na célula eucarionte, o material hereditário está separado do citoplasma por uma membrana – a carioteca – enquanto na célula procarionte o material hereditário se encontra mergulhado diretamente no líquido citoplasmático.

Os componentes do núcleo
O núcleo das célula que não estão em processo de divisão apresenta um limite bem definido, devido à presença da carioteca ou membrana nuclear, visível apenas ao microscópio eletrônico.
A maior parte do volume nuclear é ocupada por uma massa filamentosa denominada cromatina. Existem ainda um ou mais corpos densos (nucléolos) e um líquido viscoso (cariolinfa ou nucleoplasma).

A carioteca
A carioteca (do grego karyon, núcleo e theke, invólucro, caixa) é um envoltório formado por duas membranas lipoprotéicas cuja organização molecular é semelhante as demais membranas celulares. Entre essas duas membranas existe um estreito espaço, chamado cavidade perinuclear.
A face externa da carioteca, em algumas partes, se comunica com o retículo endoplasmático e, muitas vezes, apresenta ribossomos aderidos à sua superfície. Neste caso, o espaço entre as duas membranas nucleares é uma continuação do espaço interno do retículo endoplasmático.
Poros da carioteca
A carioteca é perfurada por milhares de poros, através das quais determinadas substâncias entram e saem do núcleo. Os poros nucleares são mais do que simples aberturas. Em cada poro existe uma complexa estrutura protéica que funciona como uma válvula, abrindo-se para dar passagem a determinadas moléculas e fechando-se em seguida. Dessa forma, a carioteca pode controlar a entrada e a saída de substâncias.
A face interna da carioteca encontra-se a lâmina nuclear, uma rede de proteínas que lhe dá sustentação. A lâmina nuclear participa da fragmentação e da reconstituição da carioteca, fenômenos que ocorrem durante a divisão celular.
A cromatina
A cromatina (do grego chromatos, cor) é um conjunto de fios, cada um deles formado por uma longa molécula de DNA associada a moléculas de histonas, um tipo especial de proteína. Esses fios são os cromossomos.
Quando se observam núcleos corados ao microscópio óptico, nota-se que certas regiões da cromatina se coram mais intensamente do que outras. Os antigos citologistas já haviam observados esse fato e imaginado, acertadamente, que as regiões mais coradas correspondiam a porções dos cromossomos mais enroladas, ou mais condensadas, do que outras.
Para assinalar diferenças entre os tipos de cromatina, foi criado o termo heterocromatina (do gregoheteros, diferente), que se refere à cromatina mais densamente enrolada. O restante do material cromossômico, de consistência mais frouxa, foi denominado eucromatina (do grego eu, verdadeiro).
Os nucléolos
Na fase que a célula eucariótica não se encontra em divisão é possível visualizas vários nucléolos, associados a algumas regiões específicas da cromatina. Cada nucléolo é um corpúsculo esférico, não membranoso, de aspecto esponjoso quando visto ao microscópio eletrônico, rico em RNA ribossômico(a sigla RNA provém do inglês RiboNucleic Acid). Este RNA é um ácido nucléico produzido a partir o DNA das regiões específicas da cromatina e se constituirá um dos principais componentes dos ribossomos presentes no citoplasma.
É importante perceber que ao ocorrer a espiralação cromossômica os nucléolos vão desaparecendo lentamente. Isso acontece durante os eventos que caracterizam a divisão celular. O reaparecimento dos nucléolos ocorre com a desespiralação dos cromossomos, no final da divisão do núcleo.

você pode conferir mais informação no site só biologia:
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia2/nucleo.php
fonte: 

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Aula direcionada 09 e 10 de junho

1. A fotossíntese e a respiração celular são dois processos fundamentais para a vida. Na fotossíntese moléculas de glicose são produzidas e na respiração celular a energia contida nestas moléculas é liberada.
A fotossíntese e a respiração celular ocorrem, respectivamente nas seguintes organelas da célula:
A) nos cloroplastos e nas mitocôndrias.
B) nos ribossomos e no complexo de Golgi.
C) no complexo de Golgi e nos cloroplastos.
D) nos cloroplastos e nos ribossomos.
E) nas mitocôndrias e nos ribossomos.

2 .  A parede celular, que confere rigidez à célula, está presente:
A) em todas as células, seja ela procariótica ou eucariótica.
B) apenas nas células animais.
C) apenas nas células vegetais.
D) apenas nas células dos eucariontes.
E) apenas nas células dos procariontes.
3. Quimicamente, a membrana celular é constituída principalmente por:
A) acetonas e ácidos graxos;
B) RNA e DNA;
C) proteínas e acúcares;
D) carboidratos e ácidos nucleicos.
E) proteínas e lipídios.
4. A estrutura da célula responsável em realizar a permeabilidade seletiva, isto é permitir a entrada e saída de substâncias é denominada:
A) ribossomos;
B) vacúolos;
C) membrana plasmática;
D) retículo endoplasmático;
E) complexo de golgi.

5.Doença que
pode surgir de uma única célula que, pela ação de fatores diversos, sofre mutação, multiplica-se por mitose e suas descendentes mantêm essa mutação, desencadeando um processo de rápida multiplicação, modificando seu mecanismo funcional. Elas tendem a ser agressivas, incontroláveis, o que determina o crescimento rápido de um tecido com características diferentes das quais lhe deram origem; podem  invadir outros tecidos e órgãos espalhando-se pelo corpo.
O texto refere-se à seguinte doença:
A) diabete do tipo 1;
B) câncer;
C) tuberculose;
D) Aids;
E) Hepatite C.

Aula direcionada 07 e 08/06/2011

1. Qual das organelas abaixo não está presente nas células animais?


a) Membrana Plasmática.
b) Mitocôndrias.
c) Núcleo.
d) Cloroplastos.
e) Centríolos.
2. Mitocôndrias são organelas presentes nas células eucarióticas cuja principal função é:


a) Digestão celular.
b) Respiração celular.
c) Secreção de proteínas.
d) Transporte de nutrientes.
e) Orientação da divisão celular.





3.      Nas células, a função de digestão celular está reservada:

a) Ao complexo golgiense..
b) Às mitocôndrias.
c) Ao retículo endoplasmático.
d) Aos ribossomos.
e) Aos lisossomos

1. Qual das organelas abaixo não está presente nas células animais?

a) Membrana Plasmática.
b) Mitocôndrias.
c) Núcleo.
d) Cloroplastos.
e) Centríolos.

2. Mitocôndrias são organelas presentes nas células eucarióticas cuja principal função é:

a) Digestão celular.
b) Respiração celular.
c) Secreção de proteínas.
d) Transporte de nutrientes.
e) Orientação da divisão celular.

3.      Nas células, a função de digestão celular está reservada:

a) Ao complexo golgiense..
b) Às mitocôndrias.
c) Ao retículo endoplasmático.
d) Aos ribossomos.
e) Aos lisossomos
.   A organela celular representada pela figura abaixo é um:





a)Lisossomos.
b)Retículo Endoplasmático Rugoso.
c)Complexo Golgiense.
d)Mitocôndrias.
e)Parede Celular.

5. Instrumento que tem como principal função a visualização de seres ou estruturas não visíveis ao olho nu:

a) Microscopia.
b) Ocular.
c) Cápsula.
d) Microscópio.
e) Objetiva.





.












4.   A organela celular representada pela figura abaixo é um:










a)Lisossomos.
b)Retículo Endoplasmático Rugoso.
c)Complexo Golgiense.
d)Mitocôndrias.
e)Parede Celular.














5. Instrumento que tem como principal função a visualização de seres ou estruturas não visíveis ao olho nu:


a) Microscopia.
b) Ocular.
c) Cápsula.
d) Microscópio.
e) Objetivas

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Células animais



O artigo abaixo (da Infoescola) é bastante explicativo, após uma leitura entre no link e faça a atividade proposta pelo site:


http://www.infoescola.com/citologia/celula-animal/exercicios/



As células animais apresentam o núcleo – local onde encontramos o material genético – separado do citoplasma pela presença de um envoltório que denominamos de carioteca, além de outras estruturas presentes no citoplasma que não encontramos em células procarióticas.
O citoplasma das células eucarióticas  (onde estão incluídas as células animais) corresponde à região localizada entre a membrana plasmática e a carioteca, sendo constituído por um fluido que chamamos de citosol (ou citossol, ou citoplasma fundamental, ou ainda de hialoplasma) – composto por íons, água e substâncias importantes para asíntese de moléculas orgânicas – e compreende diversos tipos de estruturas, tais como as descritas a seguir:
  • Ribossomos: participam do processo de síntese protéica.
  • Inclusões Citoplasmáticas: são estruturas não membranosas e temporárias que representam formas de reservas de substâncias na célula.
  • Citoesqueleto: responsável pelos movimentos celulares e composto por uma rede de finos tubos protéicos – microtúbulos – que sustentam o citoplasma.
  • Organelas membranosas: cada qual com funções específicas. As organelas presentes em praticamente todas as células eucarióticas são: complexo de Golgiretículo endoplasmáticoperoxissomosmitocôndrias elisossomos.

Organelas da Célula Animal

celula animal
Célula Animal
Na célula animal não são encontradas algumas estruturas presentes nas células vegetais, tais como parede celular, plastos e vacúolos. O quadro a seguir estabelece alguma dessas diferenças:
Célula VegetalCélula Animal
CentríolosNãoSim
PeroxissomosSimSim
Complexo de GolgiDisperso no citoplasmaConcentrado
CloroplastosSimNão
VacúolosGrandesPequenos
PlasmodesmosSimNão
Parede celularSimNão
Reserva de energiaAmidoGlicogênio
Fonte:
http://calazans.ccems.pt/cn/images/Imagens_celula.htm
http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/celula-eucarionte.asp
AMABIS, J.M; MARTHO, G.R. Fundamentos da Biologia Moderna. 3ª ed. São Paulo. Editora Moderna, v. único, 2003.
LINHARES, S; GEWANDSZNAJDER, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo. Editora Àtica, v. único, 2008.
LOPES, S; ROSSO, S. Biologia. 1ª ed. São Paulo. Editora Saraiva. v. único, 2005.

Exercícios online

Veja só você pode estudar de uma forma diferente, acesse o link e confira:

http://cbme.usp.br/playercbme/celulasvirtuais/ex1/ex1.html#

Aula de Sábado 1º ano A, B, C e D


01. (UNICAMP) A figura abaixo mostra o esquema do corte de uma célula, observada ao microscópio eletrônico.
 
a) A célula é proveniente de tecido animal ou vegetal? Justifique.
b) Se esta célula estivesse em intensa atividade de síntese protéica, que organelas estariam mais desenvolvidas ou presentes em maior quantidade? Por quê?

  
02. (PUC – SP) Nas células vegetais são encontrados orgânulos citoplasmáticos exclusivos, os plastos, que apresentam estrutura e funções específicas.

a) Em que diferem, quanto à função, leucoplastos e cromoplastos?
b) Dê um exemplo de leucoplasto e um de cromoplasto, citando a principal substância presente em cada um deles.


03. 
(FEI) A ausência de cloroplastos nas células das raízes subterrâneas e nas células mais internas dos vegetais é justificada pelo fato de que:

a) a presença de água e dos nutrientes orgânicos e inorgânicos do solo são fatores desencadeantes da síntese de todos os plastos, independentemente do fator luz.
b) órgãos subterrâneos em hipótese alguma conseguem formar plastos e proplastos.
c) a presença da luz é fundamental para que se forme a clorofila e para a organização dos plastos.
d) a aeração do solo interfere diretamente na diferenciação dos cloroplastos, mas não no processo da tomada de água pelas raízes.
e) a temperatura do solo não interfere no mecanismo de absorção de água pela raiz, mas apenas na produção de clorofila e dos cloroplastos.


04.  (FUVEST) Células de certos organismos possuem organelas que produzem ATPs e os utilizam da síntese de substância orgânica a partir de dióxido de carbono. Essas organelas são:

a)  os lisossomos
b) os mitocôndrios
c) os cloroplastos
d) o sistema de Golgi
e) os nucléolos


05. Em relação aos cloroplastos, assinale a alternativa que expressa um conceito incorreto:

a)  são responsáveis pela síntese de substâncias orgânicas.
b) todos os vegetais apresentam cloroplastos com exceção de fungos, algas azuis, bactérias.
c) são providos de clorofila, caroteno, xantofilas e ácidos nucléicos.
d) são responsáveis pelas oxidações celulares.
e) libertam oxigênio quando expostos à luz branca do sol.


Analise a figura abaixo e responda as questões 6 e 7
 
                            
06. A célula acima tem organelas cujas funções são importantes no metabolismo da vida. A organela responsável pela equação 6 CO2 + 12 H2O ® C6H12O6 + 6 H2O + 6 O2 é a de número:

a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5

 
07. Ainda de acordo com o esquema acima, determine a organela responsável pela obtenção de energia pela célula, sendo armazenada por ATP.

a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5

 
08. Qual das alternativas apresenta dois elementos químicos que fazem parte das moléculas de clorofila?

a) Nitrogênio e magnésio
b) Ferro e enxofre
c) Cobalto e nitrogênio
d) Cobalto e cálcio
e) Enxofre e magnésio
 
 
09. (PUCC) Sabe-se que a membrana externa das células vegetais tem a celulose como componente principal. Eis a razão ou razões prováveis:
 
a) a extrema resistência química da celulose, que se decompõe com dificuldade;
b) poucos seres são capazes de digeri-la;
c) a capacidade de suportar grande tensão e tração;
d) as alternativas a, b e c são corretas;
e) permitir a grande elasticidade.
 
 
10. (UFAL) Numa célula vegetal em diferenciação, observa-se que a parede secundária forma-se:
 
a) externamente à parede primária, aumentando o lúmen celular, e deposita-se intensamente nas pontuações;
b) externamente à parede primária, reduzindo o lúmen celular, e deposita-se intensamente nas pontuações;
c) internamente à parede primária, reduzindo o lúmen celular, e não se deposita nas pontuações;
d) internamente à parede primária, aumentando o lúmen celular, e deposita-se intensamente nas pontuações;
e) em camadas alternantes com a parede primária, não afetando o lúmen celular nem as pontuações.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Fungo o maior ser vivo atual do planeta Terra.

Fungo é o maior ser vivo da Terra
Sob o solo da Floresta Nacional de Malheur, no leste do Estado norte-americano do Oregon, um fungo subterrâneo que foi lentamente abrindo caminho por entre as raízes das árvores, durante séculos, acabou transformando-se no maior organismo vivo já encontrado no planeta. O Armillaria ostoyae, popularmente conhecido como cogumelo do mel, nasceu como uma partícula minúscula, impossível de ser observada a olho nu, e foi estendendo seus filamentos, os rizomorfos, durante um período estimado de 2.400 anos, matando árvores enquanto se desenvolvia. Atualmente, o fungo cobre uma área de 880 hectares, equivalente a 1.220 campos de futebol. Sobre a superfície, o colosso se manifesta na forma de pequenos cogumelos de aparência inocente.

Atividade
Em um documento Word ou Writer:

  • Pesquise imagens e pequenos textos explicativos de diferentes tipos de fungos como:


  1. Líquens
  2. Micorrizas
  3. Cogumelos venenosos(Amanita phalloides)
  4. Cogumelos Alucinógenos(Amanita muscaria )
  5. Cogumelo comestível(Amanita caesarea)


quarta-feira, 4 de maio de 2011

Aula Direcionada: Citologia para:1º anos A, B, C, e D.

Trabalho para ser entregue: 01/06/2011


Roteiro:

  1. CAPA
  2. SUMÁRIO
  3. INTRODUÇÃO
  4. DESENVOLVIMENTO
  5. CONCLUSÃO
  6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Tema: CITOLOGIA

  • A Descoberta da célula;
  • Tipos de células;
  • Célula Vegetal;
  • Célula Animal;
  • Célula Bacteriana(procariótica);
  • Membrana Plasmática;
  • Organelas Celulares: estruturas, funções, esquemas.

  • Sugestão de sites para a pesquisa: 
  • www.algosobre.com.br/biologia/celulas
  • www.webciencia.com/11_03celula.htm
  • www.universitario.com.br/.../celula.../celula.htm
  • www.todabiologia.com/citologia/celula_animal.htm
  • pslivroaberto.blogspot.com/2010/03/no-mundo-das-celulas.html












Obs: Procure seguir as orientações para o trabalho acadêmico explicado em sala, insira esquemas, imagens, tabelas, torno seu trabalho especial, vale nota de zero a dez, capriche! Boa sorte.