Espaço para textos, esquemas, atividades de sala de aula na área da Biologia, Ciência e Educação Especial; contempla o Ensino Fundamental e Ensino Médio, apresentações de slides e imagens e é claro diversão. Deixe seu comentário... participe!!!
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Convite
Beijos da profª Matildes
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
CURSO 24 HORAS
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
sábado, 25 de setembro de 2010
Energia elétrica. Sua história e seu papel na vida das pessoas.
Atividades Exclusivas: Energia dos mundo
Fonte: http://energiasdomundo.tempsite.ws/?page_id=777
O CONCURSO CULTURAL ENERGIAS DO MUNDO é um convite à formação e expressão cultural no ambiente escolar. Por isso preparamos uma série de conteúdos para que você possa trabalhar a temática com seus alunos em sala de aula. As atividades abaixo listadas são exclusivas do site. Outras você irá encontrar no Guia do Educador, que está disponível para download.
Confira as atividades sugeridas a partir do tema e mãos à obra!
ARTE E ENERGIA SOLAR
Atividade: Teatro de sombras
Este exercício possibilita um olhar mais atento para a luz e a sombra.
Materiais necessários:
1 Caixa de papelão de tamanho médio
Tesoura
Fita adesiva
Folha de papel vegetal
Material para a confecção dos personagens: papelão, papel canson ou papéis translúcidos e coloridos
1 Lanterna (mas o ideal é estimulá-los a utilizar a luz solar)
Passo a passo da atividade a ser proposta aos alunos:
1. Pegue uma caixa de papelão e corte o fundo. Prenda, com fita adesiva, uma folha de papel vegetal sobre o buraco feito (como uma TV, sendo o papel vegetal a tela e a caixa, o resto).
2. Sugira aos alunos que pensem em uma história que gostariam de contar. Pensem nos personagens. Não precisam ser muitos. Deixe que eles soltem a criatividade na hora de desenhar os personagens, sem se importarem tanto com a forma. As figuras podem ser feitas em papelão, papel canson ou materiais alternativos. Sugira inclusive que eles usem materiais translúcidos e coloridos.
3. Depois de desenhados, os personagens devem ser recortados. Pode-se utilizar varetas ou palitos de churrasco para movimentá-los.
4. Para fazer o espetáculo, pode-se usar a luz de uma lanterna ou do sol para projetar as sombras das figuras em papel vegetal. Recomenda-se o uso da luz natural para que a atividade gere nas crianças a reflexão sobre o uso da energia solar.
5. Agora, é só iluminar a parte de trás da caixa e movimentar os personagens. Os espectadores ficam na parte da frente. Deixe que as crianças brinquem com as sombras e experimentem bastante.
ARTE E ENERGIA EÓLICA
Atividade: Criação de móbiles
Exercício de escultura, equilíbrio e tridimensionalidade.
O vídeo educativo Arte e Energia: uma nova abordagem fala sobre o trabalho de Alexander Calder, artista norte-americano que inventou os móbiles, termo criado em Duchamp para batizar a escultura que se movimentava criada por Calder. A partir de então o termo passou a ser utilizado para nomear este tipo de obra de arte.
Que tal sugerir que a turma monte móbiles? Assim, eles terão noção das alterações dos ventos.
Materiais necessários:
Peças a serem penduradas (dez ou mais, sempre em números pares)
Fios de arame ou barbante
Passo a passo da atividade a ser proposta aos alunos:
1: Pense em algumas peças que possam ser suspensas por arames. Elas podem ser de sucata ou papel amassado envolto por fita adesiva, empapelado e pintado (como no boneco de sucatas); podem ser também peças de papel machê ou até objetos já existentes, como um chinelo, um brinquedo.
2: Escolha os materiais com os quais quer trabalhar e pense nas peças que serão necessárias. Para montar um bom móbile você vai precisar de dez peças ou mais. Se não conseguir fazer suas peças, recorra ao seu professor e peça sua ajuda.
3: Com as peças prontas, você vai precisar de fios (de arame ou barbantes).
4: Pegue duas das suas peças e prenda uma em cada ponta de um fio, cujo comprimento fica a sua escolha.
5: Faça isso com outros fios e outras peças, sempre prendendo de duas em duas, uma em cada ponta. Para dar um efeito bonito, o ideal é que você escolha fios de comprimentos diferentes.
6: Junte o centro de cada um dos fios, já com as peças presas.
7: Depois que todos os fios estiverem unidos, basta pendurar!
ARTE E ENERGIA FÓSSIL
Atividade: Bonecos de sucata
Reutilizando o lixo que produzimos.
Proponha que cada aluno da turma reúna, durante duas semanas, algumas embalagens de produtos que forem consumidos. Deixe claro para eles que o ideal é que trabalhem com embalagens limpas e secas.
Materiais necessários:
Embalagens vazias
Barbante
Fita crepe
Durex
Tesoura
Folhas de jornal
Cola branca
Guache ou tinta acrílica
Pincéis
Com os materiais reunidos, desenvolva a atividade em classe.
Passo a passo da atividade a ser proposta aos alunos:
1. As embalagens devem ser unidas com barbante, fita crepe e/ou durex para que possam compor a forma desejada. Estimule a turma a usar a criatividade. Vale tudo: um personagem, um objeto, um espaço, um animal.
2. Depois que a estrutura estiver montada e firme, é hora de empapelar.
3. Cada embalagem deve ser revestida por pedaços de jornal cortados e fixados na estrutura de sucata com cola branca. O ideal é primeiro passar cola na estrutura, depois passar cola em um lado do jornal e unir exatamente este lado ao boneco de sucata, já com cola. Por último, passar mais cola por cima do papel recém-colado. Assim toda a superfície do objeto criado será empapelada.
4. Depois que a cola estiver seca é hora de cada um da turma pintar seus bonecos como quiser, utilizando guache ou tinta acrílica. Eles também podem utilizar botões, fitas, tecido e outros materiais para fazer detalhes como olhos, cabelo e diferentes texturas.
ARTE E ENERGIA DE BIOMASSA
Atividade: Fazendo tinta
Que tal fazer uma tinta semelhante à que faziam nossos ancestrais?
Materiais necessários:
1 ovo cru
Algum tipo de pigmento (pode ser pó xadrez ou até mesmo terra vermelha)
Pincéis
Superfície a ser pintada (pode ser uma pedra, por exemplo) ou papéis variados
1 pires ou prato pequeno para misturar as tintas
Passo a passo da atividade a ser proposta aos aluno:
1: Pegue um ovo e separe sua clara.
2: Misture a clara com algum dos pigmentos que você escolheu. Experimente diferentes materiais.
3: Misture bem e pinte alguma superfície. Você pode pintar sobre uma pedra, por exemplo, ou então sobre papel canson. Observe como, depois de secar, a tinta fica brilhante.
Atividade: Desenhando com carvão
Materiais necessários:
1 pedaço de carvão
Papéis variados (folhas de sulfite, kraft ou cartolina)
Verniz, spray ou laquê para cabelos
Passo a passo da atividade a ser proposta aos alunos:
1: Pegue carvão para desenho ou até carvão para churrasco e risque sobre folhas de papel sulfite, kraft ou cartolina. É interessante trabalhar em superfícies médias e grandes para explorar a gestualidade do traço.
2: Desenhe bastante, explorando as possibilidades de linhas e preenchimento. É importante explorar bem o material antes de produzir qualquer “desenho sério”. Esta técnica pode ser aplicada em diversas propostas, como de desenho livre, desenho com tema, desenho de observação, desenho de memória e assim por diante.
3: Para fixar o desenho no papel, utilize um verniz em spray ou mesmo laquê para cabelos.
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
Ciclo da água
Aquífero Guarani
• Mato Grosso do Sul (213 200 km²)
• Rio Grande do Sul (157 600 km²)
• São Paulo (155 800 km²)
• Paraná (131 300 km²)
• Goiás (55 000 km²)
• Minas Gerais (51 300 km²)
• Santa Catarina (49 200 km²)
• Mato Grosso (26 400 km²)
Nomeado em homenagem à tribo Guarani, possui um volume de aproximadamente 55 mil km³ e profundidade máxima por volta de 1 800 metros, com uma capacidade de recarregamento de aproximadamente 166 km³ ao ano por precipitação. É dito que esta vasta reserva subterrânea pode fornecer água potável ao mundo por duzentos anos. Devido a uma possível falta de água potável no planeta, que começaria em vinte anos, este recurso natural está rapidamente sendo politizado, tornando-se o controle do Aquífero Guarani cada vez mais controverso.
Notícia sobre o Rio Guariroba
A Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso do Sul (OAB-MS) e entidades ambientalistas do Estado cobram documentalmente mais ação do Poder Público com relação à recuperação da Área de Proteção Ambiental (APA) Guariroba, que inclui o rio de mesmo nome.
Responsável por mais da metade do abastecimento de água potável da Capital, o rio sofre com descaso. Reunião realizada nessa terça-feira (20) entre as instituições visou discutir e apresentar possíveis medidas para acabar com a degradação daquele ambiente.
Dentre os participantes, estavam membros da Comissão de Meio Ambiente da OAB-MS, ambientalistas e representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e do Movimento Guariroba Vivo.
Conforme o presidente da OAB-MS, Leonardo Avelino Duarte, a entidade fará petição para que os 56 termos de ajustamento de conduta (TACs) firmados entre o Ministério Público do Estado (MPE) e produtores rurais da região do Guariroba para a recuperação ambiental da área sejam executados. “Não é correto aumentar a tarifa para a recuperação. Os termos terão que ser cumpridos sem nenhum prejuízo aos consumidores”, expõe.
Utilização do Fundo Municipal de Meio Ambiente, direcionado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para a melhoria do local foi uma das propostas apresentadas durante o encontro de ontem.
De acordo com assessoria de imprensa do Ordem, no encontro ficou acordado que será realizada uma reunião com o procurador-geral de Justiça, Paulo Alberto de Oliveira, para discutir medidas cabíveis ao caso.
O córrego é responsável pelo abastecimento de 54% das casas da Capital. Estima-se que, há cerca de 30 anos, sofre degradação.
Para entidades ambientalistas, a situação atual é consequência da má conservação do solo, criação de gado e das estradas que cortam o local. O cultivo de eucaliptos em torno da área também é visto como forma equivocada de uso do ambiente, segundo os especialistas.
Foto: Reprodução/TV Morena
Fonte: Marcelo Eduardo - Capital News
Saneamento Básico
Você observou as duas imagens, então abra um documento do Word copie estas questões e responda:
1. Quais são as etapas do tratamento da água para torná-la potável?
2. Explique por que existem os tanques de floculação e decantação?
3. Comente por que é importante a filtração da água. E qual é a importância de usar carvão ativado durante a filtração?
4. Pesquise e digite para serve a adição de flúor e de cloro na água que já foi filtrada:
5. Se ingerirmos água contaminadas poderemos ter sérios problemas de saúde, entre elas , poderemos nos contaminar com as verminoses como a ascaridíase? Faça uma pesquisa e explique como é o ciclo de vida da lombriga; qual é o nome científico desse verme e o que podemos fazer para previní-la.
6. Relate sua pesquisa sobre a empresa Águas Guariroba e sobre o rio Guariroba.
7. Faça um belo desenho no Paint que represente o Rio Guariroba e seus arredores.
"Bem 6ano mesmo tendo água tratada não devemos desperdiçá-la, trata-se de um recurso muito precioso e esgotável". Bom trabalho!!!
terça-feira, 24 de agosto de 2010
A respiração
Atividade para o 7ºano
a) Vermes considerados achatados que ainda hoje vivem em ambientes marinhos ou de água doce. (____________________________)
b) Vermes cilíndricos e finos que vivem em ambientes marinhos e de água doce.
(_________________________________)
c) As planárias alimentam-se de matéria orgânica em decomposição ou mesmo de outros animais (algumas são carnívoras). (_________________________________)
d) Entre os parasitos que causam doenças no ser humano, destacam-se a lombriga (ascaridíase)
e o ancilóstomo (amarelão). (_____________________________________)
e) Entre os parasitas que causam doenças no ser humano, destacam-se o esquistossomo (barriga d água) e a tênia (teníase). (_____________________________________).
2- Explique o ciclo de vida da lombriga.
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
3- Observe o esquema abaixo e descreva as etapas do desenvolvimento do verme que causa a esquistossomose.
6- Preencha a tabela abaixo, sobre os artrópodes:
7- Quais as características principais dos equinodermos?
domingo, 25 de julho de 2010
Adaptações das plantas terrestres
partir de ancestrais aquáticos (algas clorófitas primitivas). O primeiro fóssil bem
conservado dessas plantas terrestres primitivas data de 395 milhões de anos.
Existem diferentes teorias sobre como as plantas terrestres originaram-se, mas todas
concordam que as primeiras eram do grupo das criptógamas e que, posteriormente
deram origem às plantas vasculares com sementes (fanerógamas).
As plantas necessitaram de grandes modificações para a conquista desse novo
ambiente, e dentre essas adaptações as mais facilmente observáveis são as
morfológicas. No entanto, modificações de ordem bioquímica, fisiológica e reprodutiva
também foram muito importantes.
Existiram vários problemas para serem solucionados para as plantas mudarem para o
ambiente terrestre, dentre os quais destacam-se:
· Redução da perda de água por evaporação: surgimento de tecidos de proteção,
como epiderme e cutícula
· Realização de trocas gasosas: surgimento de poros, câmaras aeríferas e
estômatos.
· Fixação ao solo e absorção de água e nutrientes minerais: surgimento de
rizóides e raízes è absorção de água e nutrientes, ao mesmo tempo em que
permitiram uma eficiente forma de fixação e apoio no solo.
· Maior captação da luz solar: surgimento de filóides e folhas
· Manutenção do porte ereto: surgimento de tecidos de sustentação
· Elevação das folhas para melhor absorção de luz e conexão entre raízes e
folhas: surgimento de caulóide e caule
· Condução de água, sais e outras substâncias através da planta: surgimento de
vasos condutores de seiva è permitiram rápido transporte de água e sais
minerais das raízes até as folhas e de matéria orgânica produzida na
fotossíntese das folhas até as partes aclorofiladas, como as raízes.
· Independência da água para reprodução: Foi necessário também o surgimento
de adaptações reprodutivas, tendo em vista que as algas, por exemplo,
dependem da água para o transporte de gametas e mesmo para a posterior
disseminação de gametas e esporos. As plantas terrestres Criptógamas também
são dependentes da água para a fecundação, pois o gameta masculino é
flagelado e precisa nadar até o gameta feminino. A independência total da água
para esse fim surgiu nas Fanerógamas, com o surgimento da flor e do grão de
pólen è transportado pelo vento ou por animais.
· Proteção e dispersão das sementes: surgimento do fruto.
fonte: http://www.biologia.bio.br/
Puericultura
jos
1.Os vírus são minúsculos "piratas" biológicos porque invadem as células, saqueiam seus nutrientes e utilizam as reações químicas das mesmas para se reproduzir. Logo em seguida os descendentes dos invasores transmitem-se a outras células, provocando danos devastadores. (Texto modificado do livro "PIRATAS DA CÉLULA", de Andrew Scott.). São exemplos de doenças causadas pelos vírus (viroses), exceto:
a)Sarampo b) Gripe c)Poliomielite d) Rubéola e)Meningite meningocócica
2. Na(s) questão(ões) a seguir julgue os itens e escreva nos parênteses (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso.
As verminoses são um grande problema de saúde, principalmente nas populações de baixa renda que geralmente vivem onde as condições sanitárias são precárias ou inexistentes. Sobre as verminoses, julgue os itens.
( ) A "barriga d'água" é causada pelo 'Schistosoma mansoni', cujo hospedeiro intermediário é o caramujo.
( ) Os cisticercos da 'Taenia sollium' são transmitidos ao homem pela carne do porco crua ou mal cozida.
( ) A lombriga é asquelminte que se aloja principalmente no intestino.
( ) A ameba é um nematoda que no homem causa a cólera.
3:O termo verminose indica uma série de parasitas que atacam a população de modo geral. Nosso país é marcado por grande dispersão de verminoses de Norte a Sul. São causas comuns de verminose, EXCETO:
a) condições precárias de saneamento básico. b) baixa participação nas vacinações em massa.
c) condições sócio-econômicas das populações. d) falta de planejamento de moradias.
4)Os pais desejam que suas crianças vão para cama sem resistência e durmam durante toda a noite e também desejam ansiosamente dormir 7 ou 8 horas ininterruptas de( ..... ). Recém-nascidos, entretanto têm um limite algumas horas que toleram sem se alimentar, usualmente são 4 ou 5. Perto de 2 meses de idade, cerca de 50% dos bebês que tomam mamadeira dormem durante toda noite. Por volta dos 4 meses, a maioria destas crianças adquiriram esta capacidade. A maioria dos bebês que mamam no peito podem dormir a noite toda perto dos 5 meses de idade. Qual alternativa contém a palavra que preenche a lacuna (....) é:
a) fome b) sede c)sono d) banho
5. Cigarros viram droga nos E.U.A.
Washington - O presidente americano, Bill Clinton, deve anunciar amanhã, que o cigarro passa a ser considerado uma droga que vicia, de acordo com a proposta da F.D.A. (Federal Drug Administration) .... Trecho da reportagem - Jornal "O Dia", de 22/08/96. Com relação ao fumo assinale a opção que encerra a afirmação INCORRETA.
a) O fumo ocasiona problemas de saúde, com sobrecarga do sistema cárdio-respiratório.
b) Os fumantes "passivos"como as crianças e adultos não fumantes não apresentam risco de desenvolver doenças respiratórias ou mesmo cardiovasculares.
c) O fumo afeta o sistema nervoso central, podendo ocasionar distúrbios do sono.
d) Existe uma forte correlação entre o câncer de pulmão e o hábito de fumar.
e) Quando submetidas à exposição de fumaça de cigarro, mesmo antes do nascimento, as crianças apresentam maior risco de sofrer morte súbita.
6. É tradicionalmente uma subespecialidade da Pediatria, mas, se conceituada lato senso, envolve também ações pré-natais e mesmo pré-concepcionais dedicadas à prevenção de enfermidades e anormalidades que se desenvolvem no feto e afetam a vida do futuro recém-nascido, conhecimento esten que deve ser compartilhadocom educadores pais e demais membros de comunidades destinada ao cuidado com a criança. Como subespecialidade da Pediatria, preocupa-se com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento da criança. É de fundamental importância, uma vez que é por meio dela que o pediatra tem condições de detectar precocemente os mais diferentes distúrbios das áreas do crescimento estatural, da nutrição e do desenvolvimento neuropsicomotor. Várias doenças graves que se apresentam com poucos sintomas preocupantes para os pais podem ser detectadas e tratadas pelo pediatra, antes que cheguem a causar prejuízos irreversíveis, tais como a anemia ferropriva, o raquitismo, as verminoses, as deficiências vitamínicas, os erros nutricionais e inúmeras outras doenças próprias da infância. Essa ciência denomina-se: a) Biologia b) Micologia c) Puericultura d) Infectologia e) Histologia
6. Relatam sintomas de gravidez todas as alternativas abaixo, exceto:
a) Os sinais mais típicos de que pode estar grávida, começando pelo mais óbvios, é a ausência de menstruação.
b) sinais são tendencialmente, o peito sensível e náuseas, apesar de que estas só se manifestam normalmente, a partir das seis ou oito semanas
c) Já a sensibilidade nos seios é um sintoma que se manifesta muito cedo e que é um bom indicador.
d) Algumas mulheres queixam-se também de «inchaço» na barriga ou de se sentirem mais cheias que o costume. Apesar de não ser visível a olho nu, todos sentimos quando estamos a ganhar um pouco de peso.
e) Outras mulheres dizem sentir o feto mexer já nas primeiras semanas de gestação.
7.Segundo o ministério da Saúde, o coração é a primeira causa de morte no País, logo em seguida está a violência (homicídio, suicídio, acidente de trânsito) e o câncer. Com relação ao sistema cardiovascular leia as proposição :
01). Os principais vasos responsáveis pela irrigação do músculo cardíaco são as artérias coronárias ligadas à aorta.
02). O infarto do miocárdio ocorre quando uma parte da musculatura cardíaca, por ficar sem irrigação, faz o músculo entrar em falência. 03). A hipertensão, o diabetes, o fumo e a obesidade são fatores de risco para doenças cardiovasculares.
04). Alimentação adequada, bem como, atividade física e "check-up" regulares diminuem o risco do infarto.
05). A contração do músculo cardíaco é denominado sístole e o período de relaxamento, diástole.
06). Nas pessoas hipertensas o coração trabalha mais, já que precisa impulsionar o sangue através de "vasos endurecidos" e, por isso, mais resistentes. Agora assinale a alternativa correta:
a) todas as preposições estão corretas b) todas as preposições estão erradas c) somente a preposição 01 está correta
d) somente a preposição 06 está errada
08. Alimentação equilibrada, exercícios físicos frequentes e lazer são indicações para a prevenção de doenças cardiovasculares, pois durante
a) a alimentação, os músculos do sistema digestório provocam a inatividade dos demais músculos do organismo.
b) a digestão, os músculos dilatam-se assumindo a coordenação das atividades metabólicas e motoras.
c) o lazer, os capilares sangüíneos sofrem inversão de movimento, irrigando melhor a musculatura do coração.
d) os exercícios físicos, há um trabalho maior do coração, vasos sangüíneos, sistema nervoso, pulmões e fígado que os fortalecem.
e) os exercícios físicos, as válvulas presentes no coração mudam o sentido do fechamento, obrigando a musculatura a se contrair mais rapidamente.
09. São medidas preventivas para se evitar o Sarampo, a Paralisia infantil e a Hepatite A e B:
a) Saneamento básico, uso de instalações sanitárias, lavar bem os alimentos ingeridos crus e só beber água tratada.
b) Usar telas nas janelas, evitar água doce parada em vasos, pneus ou outros recipientes que possam ser depósitos de ovos de agentes transmissores. c) Utilizar seringas descartáveis e uso de preservativos durante as relações sexuais.
d) Isolamento dos doentes e tratamento com antibióticos. e) Vacinação.
10. Leia com atenção o texto a seguir.
Na espécie humana, "... o encontro de um espermatozóide com um óvulo desencadeia uma gigantesca série de reações, centenas de milhares que se seguem, sobrepõem-se, cruzam-se em uma rede de espantosa complexidade. Tudo para chegar, quaisquer que sejam as condições, à aparição de um bebê humano e nunca de um patinho, uma girafinha ou uma borboletinha. O impressionante é que, terminada a fecundação, a primeira célula, o ovo fecundado, começa a dividir-se. Dá duas células. Depois quatro. Depois oito. Depois um cachinho de células. Que esse cacho grude na parede do útero, que ele se alongue, cresça e, alguns meses mais tarde, forme um bebê com, em mais de noventa e cinco por cento dos casos, tudo de que precisa para viver, percorrer o mundo e até pensar, eis o milagre. Eis o fenômeno mais estupendo que se desenrola neste mundo. Tão estupendo que deveria ser admiração para a terra inteira. Que os homens deviam passar o tempo perguntando-se sobre os mecanismos subjacentes a tal maravilha."
(François Jacob, O RATO, A MOSCA E O HOMEM. Companhia das Letras, 1998)
Pergunta-se: “o encontro de um espermatozóide com um óvulo denomina-se”:
a) Replicação c)Duplicação d)Fecundação d)Ovulação “ você é muito especial” ASS: Matildes Lima
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Definição
- Inchação da glândula parótida em frente a orelha e que atravessa o canto da mandíbula. (em 70% das crianças ambas as glândulas ficam inchadas).
- Dor na glândula inchada com tato ou pressão.
- A dor aumenta com a mastigação.
- Febre superior a 37,8ºC.
- A criança não recebeu a vacina contra a caxumba (como parte da imunização MMR na idade de 12 a 15 meses).
- O contato com outra criança com caxumba 16 a 18 dias antes.
Se os sintomas que percebeu forem diferentes, procure a ajuda de seu médico.
Causa
A parotidite (caxumba) é uma infecção viral aguda na glândula parótida que produz saliva e está localizada à frente e abaixo de cada ouvido.
Duração prevista
A febre geralmente desaparece em 3 ou 4 dias. A inchação e a dor em 7 dias.
Cuidados domésticos
1. Alívio da dor e da febre
Dê acetaminofeno ou ibuprofeno. As compressas frias aplicadas na região inchada também podem aliviar a dor.
2. Dieta
- Evite alimentos ácidos ou frutas cítricas que aumentem a produção de saliva e a inchação das parótidas.
- Evite alimentos que requeiram muita mastigação.
- Considere um dieta líquida se for muito doloroso mastigar.
3. Risco de contagio
A doença é contagiosa até a inchação desaparecer (geralmente 6 ou 7 dias). Seu filho não deve ir a escola e deve ficar longe das outras crianças que não tenham tido caxumba ou que não tenham recebido a vacina.
4. Exposição à caxumba
A exposição à caxumba é importante se a pessoa não tiver recebido a vacina contra a caxumba nem tiver pego, mas 10% dos adultos que não têm antecedente algum de caxumba realmente são suscetíveis. Os adultos que quando criança viveram na mesma casa com irmãos que tiveram caxumba podem se considerar protegidos. Os que não estão protegidos devem procurar um médico no horário comercial para avaliar se a vacina seria útil.
- Crianças: todas devem receber a vacina.
- Adolescentes e homens adultos: a vacina contra a caxumba é opcional. O risco de contrair uma infecção testicular (orquite) é de 2,5%.
- Mulheres adultas: a vacina contra caxumba é desnecessária. Não ocorrem complicações sérias.
Procure ajuda médica imediatamente se:
- Seu filho ficar com o pescoço rígido ou com muita dor de cabeça.
- Seu filho vomitar repetidamente.
- Seu filho parecer muito doente.
- A inchação durar mais de 7 dias.
- A febre durar mais de 4 dias.
- A pele sobre a glândula parótida estiver avermelhada.
- Seu filho homem for adolescente e o testículo doer.
- Tiver outras perguntas e preocupações.
meningite
O que é?
Meningite (MGT) é uma infecção das membranas (meninges) que recobrem o cérebro por elementos patológicos como: vírus, bactérias, fungos ou protozoários. Quando ocorrer comprometimento concomitante do tecido cerebral, pode ser denominado de meningoencefalite.
Como se adquire?
A aquisição da infecção está relacionada ao tipo de germe associado. Geralmente, pode estar associado a um quadro infeccioso respiratório, podendo ser viral ou bacteriano, otites (infecção do ouvido) , amigdalites (infecção na garganta), trauma cranioencefálico (germes colonizadores da cavidade nasal podem adentrar a cavidade craniana e contaminar as meninges). Estados de imunossupressão, como aqueles desencadeados pela infecção pelo HIV, podem tornar o indivíduo mais suscetível a apresentar este tipo de doença, principalmente quando a meningite for desencadeada por fungos ou protozoários.
O que se sente?
O quadro clínico da MGT é caracterizado por: cefaléia intensa, náuseas, vômitos e certo grau de confusão mental. Também há sinais gerais de um quadro infeccioso, incluindo febre alta, mal-estar e até agitação psicomotora. Além disso, podemos observar a tradicional “rigidez de nuca”, um sinal de irritação meníngea. Em crianças, o diagnóstico pode ser mais difícil, principalmente nas menores, pois não há queixa de cefaléia e os sinais de irritação meníngea podem estar ausentes. Nelas, os achados mais freqüentes são: febre, irritabilidade, prostração, vômitos, convulsões e até abaulamento de fontanelas.
Como o médico faz o diagnóstico?
O diagnóstico é feito pela anamnese e exame físico completo do paciente. A confirmação diagnóstica das meningites é feita pelo exame do líquor, o qual é coletado através de uma punção lombar (retirada de líquido da espinha). Exames de imagem, sobretudo a tomografia de crânio, não são exames de escolha para o diagnóstico das meningites, mas são indicados quando há alteração focal no exame neurológico, ou se há sinais de hipertensão intracraniana (dor de cabeça, vômitos e confusão mental), ou crises convulsivas, no início do quadro, sem sinais infecciosos gerais.
Como se trata?
O tratamento das meningites agudas é considerado uma
emergência, principalmente se a suspeita etiológica for bacteriana. Ele deve ser iniciado o mais rápido possível e com antibióticos administrados via endovenosa, pois o paciente corre o risco de vida e de apresentar seqüelas graves nestes casos. Na suspeita de meningite crônica, como aquela provocada pela tuberculose, o tratamento pode ser administrado via oral, sendo que o mesmo se prolonga por semanas.
Como se previne?
A prevenção é possível nos casos diagnosticados e com certeza da doença. O uso de máscaras e a profilaxia com antibiótico podem prevenir a meningite das pessoas que estiverem em contato próximo a um paciente que esteja com a infecção.
segunda-feira, 10 de maio de 2010
uero deixar aqui o roteiro para a produção do nosso livro de encerramento do curso...beijos, segue:
Capa: conter apenas título e nome do autor, a arte fica conta de cada um.
Identificação: conter nome, número, turma, curso, professora, coordenadora, instituição....
Índice: nele constará a apresentação, a introdução, os seis capitulos e a mensagem final.
Apresentação;
Íntrodução;
Capitulo1: Crescimento e Desenvolvimento da Criança:
Capitulo 2: Cuidados Básicos da higiene Ambiental e Infantil:
Capitulo3: Sono da Crianca: Causas e Consequências.
Capitulo 4:Doenças Infecto-Contagiosas mais Comuns na Infância.
Capitulo 5:Acidentes na Infância e Pevenção
Capitulo 6:Auto-estimulação das Crianças.
Mensagem: Está é bastante pessoal, você pode escrever uma música, uma poesia, uma mensagem reflexiva, um texto altruísta.....
- Agora mãos a obra vamos trabalhar juntos tenho certeza que ficará ótimo!!!
sexta-feira, 30 de abril de 2010
segunda-feira, 19 de abril de 2010
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Ecologia para o 6ano A B C
a) A fotossíntese não é um fenômeno biológico porque as plantas não são seres vivos.
b) A luz do Sol não é importante para realizar a fotossíntese.
c) A clorofila é um pigmento verde, graças a ela a energia solar é transformada e empregada na produção de matéria orgânica, a partir do gás carbônico e da água retirados do ambiente.
d) O texto ficou incorreto porque durante a fotossíntese a planta absorve gás oxigênio e libera gás carbônico.
02. Relacione os conceitos a sua definição.
a) Produtores b) Consumidores c) Decompositores d) Herbívoros e) Hematófago
( E) Nutrem-se apenas de sangue.
(B ) São seres incapazes de produzir o seu alimento
( A) São seres capazes de produzir seu alimento.
( C) Esses seres compreendem um grupo particular de consumidores. Eles se alimentam de matéria orgânica morta: organismos mortos, frutos, folhas, pele, fezes, etc.
(D ) Nutrem-se apenas de plantas. Exemplo: o cavalo, o boi, a capivara e o coelho.
03. Observe a cadeia alimentar:
Planta → Inseto → Mico-leão-dourado → Gato-do-mato → Onça
Agora assinale a alternativa correta:
a) A planta é consumidora primária.
b) O mico-leão-dourado é consumidor secundário.
c) A onça é produtora.
d) O gato-do-mato é consumidor quartenário.
04. Nas várias relações entre os seres vivos, espécies diferentes podem se associar sem trazer prejuízos para nenhuma delas e ainda beneficiar pelo menos uma das espécies. Assinale a alternativa em que todos os tipos de relações denominadas não trazem prejuízos para nenhuma das espécies envolvidas.
a) Comensalismo, inquilinismo, mutualismo. b) Comensalismo, parasitismo, predatismo.
c) Competição, parasitismo, predatismo. d) Competição, parasitismo, mutualismo.
05. As orquídeas em geral vivem em matas densas, como a floresta amazônica e no alto das árvores. Como se denomina o tipo de relação ecológica entre as árvores e as orquídeas.
a) Comensalismo b) Inquilinismo c) Mutualismo d) Parasitismo
06. Leia as proposições e assinale F (falso) ou V (verdadeiro).
a) ( V ) Muitas plantas fornecem néctar para as abelhas que acabam por polinizar as flores colaborando para a reprodução das plantas.
b) (V ) Os seres humanos beneficiam-se das atividades das abelhas Apis mellifera não só porque elas polinizam certas plantas cultivadas, mas também porque obtêm desses insetos produtos como cera, mel, geleia real e própolis.
c) ( V ) A cera é utilizada na fabricação de cosméticos, tintas e velas, entre outros produtos. O mel e a geleia real são usados como alimentos. A própolis tem propriedades antiinflamatórias, cicatrizantes e antimicrobianas.
d) ( V ) As abelhas nutrem-se do néctar e do pólen das flores, elas também o utilizam para fabricar o mel.
e) ( F ) A rainha é a fêmea que tem como função proteger a colmeia, coletar néctar e pólen, fabricar mel e cuidar da prole, por isso dizemos que as abelhas são um exemplo de animais que vivem em sociedade.
07. Leia as proposições:
I- A coruja pode capturar e matar ratos, morcegos e rãs para se alimentar.
II- As tênias ou solitárias, as lombrigas e certas bactérias são exemplos de seres que se alojam internamente em seus hospedeiros, onde podem se reproduzir.
III- Os roedores (ratos e preás), insetos diversos e muitas espécies de fungos são exemplos de seres que disputam alimentos com os humanos.
Assinale a alternativa que nomeia corretamente as relações ecológicas citadas nas proposições I, II e III respectivamente.
a) Competição, predatismo e mutualismo.
b) Predatismo, parasitismo e competição.
c) Parasitismo, mutualismo e predatismo.
d) Predatismo, competição e parasitismo.
08. “Os liquens podem ser vistos, por exemplo, sobre rochas ou troncos de árvores. O líquen resulta da associação entre fungos e algas microscópicas. Os fungos retiram águas e sais minerais do ambiente, fornecendo-os, em parte, para as algas. Além disso, os fungos são dotados de filamentos que envolvem o grupo de algas, protegendo-as contra a desidratação. Já as algas são clorofiladas e realizam fotossíntese. Assim produzem alimentos que, em parte, são utilizados pelos fungos.”
A respeito do texto e com base nos estudos de sala de aula, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A associação entre fungos e algas, neste caso, é denominada mutualística.
b) O comensalismo, o inquilinismo e o mutualismo são exemplos de relações ecológicas em que pelo menos uma espécie é beneficiada e a outra não é prejudicada.
c) A palavra mútuo significa “troca”, “permuta”. Em ecologia o termo mutualismo representa relação entre seres de espécies diferentes na qual ambas são beneficiadas.
d) A relação entre abelhas e plantas é um exemplo de inquilinismo.
e) As plantas e algas realizam fotossíntese.
Classificação e características dos seres vivos: questões
Considerando os critérios da classificação biológica, no texto são citados
a) 3 gêneros e 3 espécies b) 3 gêneros e 4 espécies c) 3 gêneros e 6 espécies d) 4 gêneros e 4 espécies e) 4 gêneros e 6 espécies
02 - (UEPG-PR) Analise as espécies:
I. Homo erectus II. Homo sapiens III. Homo sapiens neanderthalensis
Podemos dizer que os indivíduos acima pertencem:
01. Ao mesmo gênero e família, e todos estão escritos corretamente de acordo com as regras de nomenclatura científica.
02. À mesma classe e ordem, e todos estão escritos corretamente.
04. Ao mesmo reino, e todos estão escritos corretamente.
08. Ao mesmo filo, e o último deles contém gênero, espécie e subespécie de acordo com a nomenclatura trinominal.
16. À mesma espécie e filo, e nem todos estão escritos de forma correta.
Dê como resposta a soma das alternativas corretas:__________________________________
3. (UFBA modificado) A caracterização do vírus como ser vivo está relacionada com a capacidade de:
a) Sobreviver em meios de cultura artificiais mantidos em laboratório
b) Realizar a síntese de proteínas, utilizando seus próprios ribossomos
c) Reproduzir-se e sofrer modificações nas suas características hereditárias
d) Fabricar o seu próprio alimento, quando em vida livre, e armazena-lo, para uso, quando cristalizado
4.(MACK-SP) O material hereditário dos retrovírus é o (1). Esses vírus apresentam uma enzima, a transcriptase reversa, capaz de produzir moléculas de (2) a partir de (3).
Indique a alternativa que preenche de forma adequada as lacunas 1, 2 e 3.
a) RNA — RNA — DNA
b) DNA — RNA — DNA
c) RNA — DNA — RNA
d) DNA — DNA — RNA
e) DNA — RNA — RNA
5. (UFSC) O mofo que ataca os alimentos, os cogumelos comestíveis e o fermento de fazer o pão são formados por organismos que pertencem ao Reino Fungi.
Com relação a esse grupo indique a(s) proposição(ões) verdadeira(s),
01) São organismos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autotróficos facultativos.
02) O material nutritivo de reserva é o glicogênio.
04) Em função da nutrição heterótrofa, esses seres podem viver em mutualismo, em saprobiose ou em parasitismo.
08) Alguns fungos são utilizados na obtenção de medicamentos.
16) Nutrem-se por digestão extracorpórea, isto é, liberam enzimas digestivas no ambiente, que fragmentam macromoléculas em moléculas menores, permitindo sua absorção pelo organismo.
32) Na alimentação humana são utilizados, por exemplo, na fabricação de queijos, como o roquefort e o gorgonzola.
64) Reproduzem-se, apenas, assexuadamente por meio de esporos, formados em estruturas denominadas esporângios, ascos e basídios.
Dê como resposta a soma dos números associados às proposições corretas.__________________________
6. (PUC-RS) Os fungos que conhecemos por champignons, vendidos no comércio em embalagens de plástico ou vidro, pertencem ao grupo dos:
a) ascomicetos. b) deuteromicetos. c) ficomicetos. d) arquimicetos. e) basidiomicetos.
(questões para assimilação de conteúdo)
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Pra descontrair um pouco ah!!ah!!ah!!
VALOR DO CONHECIMENTO. ..
O Quim, o Zé e o Joca trabalhavam numa obra. De repente, o Quim caiu do 15º andar e morreu.
O Zé disse:
- Um de nós tem que avisar a mulher dele...
Ao que o Joca respondeu:
- Eu sou bastante bom nessas coisas, eu vou!
Passada uma hora, o Joca estava de volta, com um engradado de cerveja. O Zé perguntou:
- Onde arranjou isso?
- Foi a viúva do Quim que me deu.
- Como é? Você diz que o marido dela morreu e ela te dá uma caixa de cerveja?
- Não foi bem assim. Quando ela abriu a porta, eu disse:
- Você deve ser a viúva do Quim.
Ela respondeu:
- Não, eu não sou viúva!
E eu disse:
- Quer apostar um engradado de cerveja comigo?
quarta-feira, 31 de março de 2010
Estudando vou me dar bem no ENEM e nos vestibulares...
Médicos americanos desenvolveram a primeira vacina contra a bactéria Staphylococcus aureus, uma das principais causadoras de infecção hospitalar - problema que atinge 13% das pessoas internadas no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Muito resistente a antibióticos e causadora de pneumonia, meningite e endocardite (infecção no coração após cirurgias), a bactéria finalmente tem um adversário à altura.
Em condições normais, a S. aureus não parece tão ameaçadora: ela pode ser encontrada normalmente no nariz ou na pele de pessoas saudáveis, sem causar problemas. Em certas situações, porém, a bactéria é um perigo, diz o infectologista Vicente Amato Neto, professor emérito da Faculdade de Medicina da USP. "Ela não ataca necessariamente apenas pessoas com baixa resistência imunológica, mas também as que estão sujeitas a outros fatores, como estafa ou subnutrição", afirma o médico.
De acordo com Amato, a bactéria é uma das principais causas de pneumonia, é a quinta causa de meningite bacteriana e pode gerar amigdalites, sinusites e infecções de pele. O pior, contudo, é que essa polivalência vem acompanhada de resistência contra antibióticos como a meticilina e, recentemente, contra a vancomicina, antes considerada infalível. A força da bactéria é uma cápsula de polissacarídeos.
(Folha de São Paulo, 14/02/2002, com adaptações).
1-Baseando-se no texto e em assuntos correlatos, julgue os itens.
00) A cápsula de polissacarídeos da bactéria é a grande responsável pela resistência aos antibióticos.
11) A resistência a antibióticos pode vir de forma natural (mutações) ou adquirida (através de conjugação, transformação e/ou transdução).
22) A especificidade (afinidade celular) das bactérias patogênicas, como a S. aureus, é relativamente menor do que a de muitos vírus.
33) O inadequado uso de antibióticos, quer por inobservância da prescrição, quer pelo emprego indiscriminado pode selecionar bactérias que sejam mais tolerantes àquela droga.
44) Os antibióticos, drogas específicas contra bactérias, podem ter efeito colateral nocivo sobre mitocôndrias, e isso se explica pela semelhança entre tais organizações biológicas.
Micróbio terrestre radical poderia sobreviver em Marte ou Europa
Não há provas de que a vida exista em Marte ou na lua Europa, de Júpiter, mas cientistas americanos acabam de achar - aqui na Terra - mais um reforço para a hipótese: um ecossistema que poderia muito bem ser alienígena.
As formas de vida que estão 200 metros sob o solo de uma fonte de água quente em Lidy Hot Springs (Idaho, noroeste dos EUA) são organismos conhecidos como extremófilos, capazes de viver em condições nas quais supostamente não deveria haver vida. Esses micróbios, capazes de produzir seu sustento sem a luz do Sol, utilizam hidrogênio e devolvem metano e água ao ambiente. Pertencem ao domínio Archaea. Os micróbios encontrados agora não são, em si, uma novidade, mas a concentração em que aparecem, sim (cerca de 90% da comunidade microbiana é composta por Archaea consumidoras de hidrogênio). Isso sugere, segundo os pesquisadores, que tanto organismos individuais quanto ecossistemas inteiros possam sobreviver sem a presença de espécies que realizam fotossíntese.
(Folha de São Paulo 17/01/2002, com adaptações)
2-Baseando-se no texto e em conhecimentos sobre metabolismo bacteriano, julgue os itens.
00) As extremófilas mencionadas no texto são quimiossintetizadoras.
11) A fotossíntese bacteriana (fotorredução) emprega as mesmas matérias-primas (reagentes) que as algas azuis (cianobactérias) utilizam para desenvolver a fotossíntese.
22) A comunidade das Archaea é responsável pelo fornecimento de alimento e oxigênio para os 10% restantes da população microbiana localizada há 200 m sob o solo da fonte de água quente em Lidy Hot Springs.
33) As Archaea são autótrofas, porém sua forma de metabolismo não disponibiliza oxigênio molecular para o ambiente.
As evidências revelam que os representantes do reino Monera são os seres vivos mais antigos do planeta. Nos mostram também que, há bilhões de anos, havia teias alimentares constituídas exclusivamente por organismos desse reino, onde ocorriam fluxo de energia e de matéria.
Depois dos procariontes, surgiram os protistas e as teias alimentares foram acrescidas de novos componentes: as algas unicelulares (produtores) e os protozoários (consumidores). Posteriormente, foram surgindo sucessivamente novos tipos de organismos: as algas pluricelulares, os fungos, os invertebrados aquáticos, as plantas e os animais terrestres. As teias alimentares ficaram mais complexas e diversificadas.
3-Com base no texto acima e nos conhecimentos adquiridos em sala, julgue as afirmações que se seguem.
00) De acordo com a classificação atual dos seres vivos, proposta por Whittaker, o reino Protista abriga, exclusivamente, organismos eucariontes unicelulares.
11) Além do reino Monera , no reino Fungi são encontrados indivíduos que desempenham o papel de decompositores.
22) A grande biodiversidade observada hoje em nosso planeta resulta do fato dos seres vivos sofrerem mutações sempre que há necessidade de se adaptarem às mudanças ambientais.
33) Para os seres vivos a conquista do ambiente terrestre foi vantajosa por lhes disponibilizar uma maior quantidade de luz para a fotossíntese e de O2 para a respiração; mas foi desvantajosa pelo risco constante da desidratação e por ser este ambiente termicamente mais instável que o aquático.
44) Características próprias dos processos celulares sugerem que, durante os eventos evolutivos, a fermentação antecedeu a respiração aeróbica, que, por sua vez, antecedeu à fotossíntese.
Não se tem certeza ainda da data exata do surgimento do primeiro ser vivo. Os Cientistas têm encontrado indícios de vida em rochas que datam de 3,8 bilhões de anos na Groelândia, mas esses indícios baseiam-se apenas em formas do carbono que representam a atividade metabólica de seres vivos.
De fato, o registro fóssil mais antigo de um ser vivo que se conhece até hoje data de 3,5 bilhões de anos e parece ser de procariontes dos quais, segundo a teoria da evolução, teriam surgido todas as demais formas de vida que hoje povoam este planeta. As primeiras células eucariontes teriam surgido a partir das células procarióticas e tal fato teria sido um passo importante para a multicelularidade. Assim que esse tipo de célula surgiu, pouco depois surgiram também os multicelulares.
No entanto, o entendimento preconceituoso e errado dessa aparente escalada evolutiva do mais simples para o mais complexo tem causado alguns enganos, pois, para a maioria das pessoas que não possuem um conhecimento mais aprofundado em Biologia, os seres unicelulares são em geral entendidos como micróbios e como tal, são também sempre associados a doenças. Um estudo mais cuidadoso a respeito nos revela, porém, algumas surpresas.
Em primeiro lugar, embora a grande maioria dos micróbios esteja representada por seres unicelulares e, portanto de dimensões microscópicas, este não é o único critério utilizado para caracterizá-los como tal. De fato, algumas formas pluricelulares, no caso os fungos, muitos dos quais facilmente visualizados a olho nu, também estão incluídos nesse grupo.
Outro erro, mais sério, repousa na importância dada a essas formas de vida. Como foi dito antes, não são poucos os que, de forma enganosa, mantêm a idéia errada de que todos os micróbios são prejudiciais ao ser humano. Mas, ao contrário do que muitos pensam, a eliminação de todos eles da face da Terra, caso fosse possível tal façanha, nos traria com certeza mais prejuízos que vantagens.
Hoje, sabemos que o número de micróbios do qual dependemos para sobreviver é muito maior do que o pequeno número de micróbios (menos que 2%) capazes de nos tornar doentes.
A maioria desses microrganismos desempenha funções vitais para a manutenção da vida no planeta. Muitos deles são importantes agentes de decomposição e de reciclagem da matéria orgânica, tornando-se indispensáveis na agricultura como componentes do solo.
Outro bom exemplo são as algas unicelulares marinhas. Elas respondem por mais de 90% da atividade produtora realizada no planeta, atuando como fonte primária de alimento para a vida em seu ambiente e sendo
responsáveis pela oxigenação da atmosfera. Essas algas também liberam o gás dimetil sulfeto, que agrega moléculas de vapor d’água na atmosfera, permitindo a formação de nuvens e a manutenção do regime global de chuvas.
4-Considerando a classificação atual dos seres vivos em cinco reinos e suas respectivas características, julgue os itens .
(01) As células procarióticas, mais simples que as eucarióticas, diferenciam-se dessas últimas apenas pela ausência de um núcleo organizado.
(02) Conclui-se, a partir do texto, que todos os seres multicelulares são eucariontes. Tal informação, porém,não corresponde à realidade. A simplicidade da célula procariótica tornou inviável a sua perpetuação como forma de vida, de forma que hoje, todos os seres vivos que possuem organização celular são eucariontes.
(04) Mutações sucessivas observadas em uma população ao longo do tempo podem justificar o surgimento de novas variedades de vida.
(08) A atividade decompositora citada no texto pode ser proporcionada pela atividade catabólica de fungos e de bactérias.
(16) A atividade realizada pelas algas marinhas que foi citada no texto independe da ação dos microorganismos decompositores.
(32) A decomposição da matéria orgânica, quando realizada por seres vivos, pode ser entendida como uma atividade heterotrófica.
(64) A atividade das algas marinhas colabora para a manutenção do equilíbrio de toda a biosfera.
"Se fôssemos feitos
para durar 120 anos
Cientistas americanos mostram
como o corpo deveria ser para
vivermos bem mais de um século"
............................................................
Diogo Schelp (Publicado na Revista Veja, 02/03/2004 – com modificações)
Vem aí o mundo dos homens e das mulheres centenários. Se a expectativa de vida, na Alemanha, mantiver o crescimento atual, as meninas que nascem hoje naquele país viverão em média até os 100 anos. A ONU estima
que, nos Estados Unidos, uma em cada vinte pessoas que hoje têm 50 anos viverá ainda meio século. No Brasil, existem cerca de 10000 pessoas com mais de 100 anos. Diante dessa realidade, o sonho de que se possa viver muito além dos 100 anos se afigura cada vez mais possível. Mas não muito mais, pois há raros casos de pessoas que ultrapassam os 120 anos, idade que parece ser nosso limite natural. A questão que se coloca é: poderíamos transpor, com saúde, essa barreira biológica?
5-Considerando o texto e conhecimentos sobre o assunto, julgue os itens de 109 a 114.
(01) O envelhecimento é conseqüência da superação do catabolismo pelo anabolismo.
(02) A medicina identificou e eliminou as causas de muitas doenças infecciosas, o que, junto com uma série de mudanças no estilo de vida, como trabalhos menos pesados, ajudou a aumentar a média de vida da população.
(04) Bons hábitos não são suficientes para parar o tempo, mas os maus o aceleram drasticamente, pois aumentam os processos catabólicos do organismo.
(08) Quando o humano envelhece, ocorre no organismo a diminuição do número de células. Essas estruturas microscópicas que formam a pele, o sistema digestivo, o sangue, os ossos e o cérebro perdem a capacidade de se renovar. Essa é a causa da perda de massa muscular, densidade óssea e de neurônios nas pessoas de idade.
(16) O metabolismo pode ser definido como sendo o conjunto das diversas reações químicas responsáveis pelo funcionamento de um organismo vivo.
(32) O anabolismo de um adulto é mais lento do que o de uma criança e mais rápido do que o de um idoso.
Texto I –As primeiras formas vivas deste planeta possuem uma idade aproximada de 3,8 bilhões de anos. No que diz respeito à sua estrutura anatômica, o registro fóssil indica que esses primeiros organismos possuíam compostos orgânicos na constituição de seus corpos, eram celulares (no caso unicelulares) e tinham a capacidade de reprodução. Porém muitas dúvidas existem quanto ao seu metabolismo, principalmente no que diz respeito à forma como eles conseguiam seu alimento e como metabolicamente obtinham energia.
A seguir estão relatadas duas hipóteses que tentam explicar como esses primeiros seres vivos conseguiam obter e degradar o alimento para a sua sobrevivência.
1. Hipótese heterotrófica.
A hipótese heterotrófica, baseada na relatada abundância de matéria orgânica da Terra primitiva e na
simplicidade dos processos metabólicos aposta na seguinte seqüência evolutiva:
Fermentação fotossíntese respiração aeróbia
2. Hipótese autotrófica.
Considerando as condições instáveis da Terra primitiva que freqüentemente era atingida por verdadeiros bombardeios cósmicos, a hipótese autotrófica propõe que a vida tenha surgido em locais mais protegidos, como
o assoalho dos mares primitivos.
Essa teoria sugere ainda que as primeiras formas de vida que aí se desenvolveram, a despeito da escuridão característica do local, teriam sido bactérias autótrofas.
Os que argumentam a favor dessa hipótese baseiam-se em evidências que sugerem abundância de sulfeto de hidrogênio (H2S) e compostos de ferro na Terra primitiva e na existência de bactérias atuais que vivem em fontes quentes e sulfurosas que retiram a energia necessária para a síntese de seus compostos orgânicos a partir da reação química abaixo:
FeS + H2S FeS2 + H2 + energia
6-Baseado nos conhecimentos sobre metabolismo energético e no Texto I, julgue os itens.
(01) A atmosfera primitiva não continha gás oxigênio.
(02) As primeiras formas de vida surgiram em um ambiente rico em matéria orgânica.
(04) O surgimento do metabolismo aeróbio é anterior ao da fotossíntese.
(08) Levando em consideração que os seres primitivos eram procariontes e que, portanto, não possuíam mitocôndrias, a respiração só foi possível com o surgimento dos primeiros indivíduos eucariontes.
(16) A capacidade de sintetizar a clorofila determinou a capacidade que algumas bactérias possuem de realizar a fotossíntese bacteriana contribuindo dessa forma para a produção de O2 atmosférico.
(32) Levando em consideração o rendimento energético da fermentação e da respiração, podemos apostar em
um maior sucesso evolutivo das formas de vida aeróbias.
(64) A reação química citada no texto tem como objetivo o fornecimento de átomos de hidrogênio para a produção de moléculas de glicose.
7-Com base no esquema e nos conhecimentos sobre a origem da vida, julgue os itens
01) Não há um consenso quanto à origem da vida, mas a maioria dos cientistas acredita que o primeiro organismo era unicelular e procarionte.
(02) As células primitivas representadas no esquema eram exemplos das pequenas bolsas de matéria orgânica denominadas coacervados.
(04) Devido à suposta simplicidade da primeira forma de vida, é seguro que ela tenha sido um tipo de vírus.
(08) Os primeiros seres vivos eram estruturalmente simples e, por meio de reações químicas elementares,
conseguiam obter energia para sua sobrevivência, absorvendo matéria orgânica do meio e degradando-a
em substâncias mais simples, na presença de oxigênio.
(16) Os organismos mais complexos portam em seu DNA muitas informações dos organismos que lhes
antecederam na Terra.
(32) De acordo com o pensamento atual, se apenas um organismo em uma população sofrer uma mudança,
então houve evolução.
(64) Atualmente acredita-se que os seres vivos estão sujeitos a uma seleção natural.
8-Analise o esquema abaixo e julgue os itens .
(02) Os ribossomos são as únicas organelas presentes em qualquer tipo de célula.
(04) A composição química da carioteca e das organelas membranosas sugere que tais estruturas tenham a mesma origem.
(08) Quando ocorreu, pela primeira vez, a respiração aeróbica no planeta, ainda não havia seres fotossintetizantes.
(16) Os grupos A, B e C podem ser representados, respectivamente, pelas seguintes formas de vida atuais: cachorro, cogumelo e samambaia.
(32) O metabolismo da respiração e da fotossíntese surgiu por mutação nas células eucarióticas primitivas.
(64) Bactérias e cianobactérias são os representantes atuais do grupo D.
REINO PROTOCTISTA
JULGUE AS AFIRMATIVAS:
1.( )no ciclo A, (I) indica o zigoto, que sofre meiose (II), e origina quatro células haplóides, cada uma capaz de formar um novo organismo n, por mitose (III).
2.( )o ciclo reprodutivo, mostrado em A, é observado em Chlamydomonas.
3.( )no ciclo ilustrado em B, o indivíduo adulto (II), 2n, através de divisão meiótica (III) forma gametas, que após a fecundação originam o zigoto (I).
4.( )o ciclo de vida mostrado em B ocorre em praticamente todos os animais.
5.( )o ciclo de vida ilustrado em B é típico da alga ulva.
6.( )O ciclo haplobionte apresenta meiose zigótica, sendo os adultos haplóides, que produzem gametas haplóides(n). Estes se unem para formar um zigoto diplóide (2n).
7.( )Nos ciclos haplobionte e diplobionte, ocorre formação de esporos haplóides (n).
8.( )O ciclo haplodiplobionte apresenta meiose espórica, com indivíduos adultos haplóides (n) e desenvolvimento do zigoto diplóide (2n).
9.( )O ciclo diplobionte apresenta meiose gamética, com indivíduos adultos diplóides (2n), que formam gametas haplóides (n). Estes se unem para formar o zigoto diplóide (2n).
10.( )O ciclo haplodiplobionte apresenta meiose espórica, com indivíduos adultos diplóides (2n) e desenvolvimento do zigoto diplóide (2n).
11.( )No Reino Protista, existem organismos fotossintetizantes, unicelulares isolados ou em colônias, que apresentam um pigmento azulado. Esses organismos procariontes são classificados como cianobactérias.
12.( )Dinoflagelados são algas eucariontes unicelulares, em sua maioria de água doce. Possuem dois flagelos, podendo ser autótrofas ou heterótrofas em alternâncias de gerações.
13.( )Algas planctônicas microscópicas formam o fitoplâncton, base das cadeias alimentares aquáticas. O fitobentos é constituído por essas algas, que se fixam no fundo do mar, sendo macroscópicas e tendo o corpo organizado em um talo.
14.( )Das algas vermelhas é retirado o ágar, utilizado na produção de alguns medicamentos, e das algas pardas, a algina, substância gelatinosa utilizada na fabricação de sorvetes.
15.( )A maré vermelha é um fenômeno relacionado com o aumento populacional, de forma descontrolada, das algas vermelhas macroscópicas conhecidas como rodofíceas.
16.( )O Pasmodio é um parasito heteroxênico,no caso da malária, o homem e o mosquito alternam entre hospedeiro intermediário e definitivo.
17.( )A transmissão do parasita do mal de Chagas ocorre quando o barbeiro, ao picar o homem, defeca e libera as formas infestantes do Trypanosoma cruzi. Quando a pessoa se coça, introduz os tripanossomos no local da picada. A contaminação, também, pode ocorrer em transfusões sangüíneas. O mal de Chagas pode ser congênito.
18.( )Malária: doença causada por esporozoários transmitidos ao homem pela picada de mosquitos do gênero Anopheles, quando o paicomplexo é liberado no sangue humano, as toxinas produzidas por esses protozoários causam acessos febris.
20( )Hanseníase ou lepra: doença transmitida pelo ar ou pela saliva de pessoa contaminada com o bacilo Clostridium; provoca ulcerações na pele, no fígado e nos rins.
21.( )Condiloma acuminado ou blenorragia: doença causada pela bactéria Mycobacterium gonorrheae, conhecida como gonococo, cujos sintomas são lesões verrucosas na uretra e na região anal, seguidas de secreção purulenta.
22.( )Caso o barbeiro não esteja contaminado, não existe risco de transmissão da doença de Chagas. Além disso, a picada do barbeiro não é a única forma de contágio: o parasita pode ser transmitido por transfusão feita com sangue contaminado e, por via materna, durante a gestação ou amamentação. A principal medida profilática contra esse mal é o tratamento das pessoas contaminadas.
23.( ) Sempre que a pessoa for picada pelo barbeiro será contaminada. A picada do barbeiro, no entanto, não é a única forma de contágio: o parasita pode ser transmitido por transfusão feita com sangue contaminado e, por via materna, durante a gestação ou amamentação. A principal medida profilática contra esse mal é adotar medidas de combate ao inseto.
24.( ) Um protozoário esporozoário é o agente etiológico da toxoplasmose; a infecção pode se dar
pela ingestão de oocistos do parasita.
25.( ) Um protozoário flagelado, parasita monoxênico, determina a manifestação da tricomoníase;
no homem, o parasita habita na uretra, na próstata e nas vesículas seminais.
26.( ) Um inseto flebótomo pode transmitir ao homem duas doenças (Leishmanioses), cujos