sábado, 25 de setembro de 2010

Atividades Exclusivas: Energia dos mundo

Vejam que atividades ótimas para aulas de Arte e de Ciências.


Fonte: http://energiasdomundo.tempsite.ws/?page_id=777


O CONCURSO CULTURAL ENERGIAS DO MUNDO é um convite à formação e expressão cultural no ambiente escolar. Por isso preparamos uma série de conteúdos para que você possa trabalhar a temática com seus alunos em sala de aula. As atividades abaixo listadas são exclusivas do site. Outras você irá encontrar no Guia do Educador, que está disponível para download.


Confira as atividades sugeridas a partir do tema e mãos à obra!

ARTE E ENERGIA SOLAR

Atividade: Teatro de sombras

Este exercício possibilita um olhar mais atento para a luz e a sombra.

Materiais necessários:

1 Caixa de papelão de tamanho médio

Tesoura

Fita adesiva

Folha de papel vegetal

Material para a confecção dos personagens: papelão, papel canson ou papéis translúcidos e coloridos

1 Lanterna (mas o ideal é estimulá-los a utilizar a luz solar)

Passo a passo da atividade a ser proposta aos alunos:

1. Pegue uma caixa de papelão e corte o fundo. Prenda, com fita adesiva, uma folha de papel vegetal sobre o buraco feito (como uma TV, sendo o papel vegetal a tela e a caixa, o resto).

2. Sugira aos alunos que pensem em uma história que gostariam de contar. Pensem nos personagens. Não precisam ser muitos. Deixe que eles soltem a criatividade na hora de desenhar os personagens, sem se importarem tanto com a forma. As figuras podem ser feitas em papelão, papel canson ou materiais alternativos. Sugira inclusive que eles usem materiais translúcidos e coloridos.

3. Depois de desenhados, os personagens devem ser recortados. Pode-se utilizar varetas ou palitos de churrasco para movimentá-los.

4. Para fazer o espetáculo, pode-se usar a luz de uma lanterna ou do sol para projetar as sombras das figuras em papel vegetal. Recomenda-se o uso da luz natural para que a atividade gere nas crianças a reflexão sobre o uso da energia solar.

5. Agora, é só iluminar a parte de trás da caixa e movimentar os personagens. Os espectadores ficam na parte da frente. Deixe que as crianças brinquem com as sombras e experimentem bastante.

ARTE E ENERGIA EÓLICA

Atividade: Criação de móbiles

Exercício de escultura, equilíbrio e tridimensionalidade.

O vídeo educativo Arte e Energia: uma nova abordagem fala sobre o trabalho de Alexander Calder, artista norte-americano que inventou os móbiles, termo criado em Duchamp para batizar a escultura que se movimentava criada por Calder. A partir de então o termo passou a ser utilizado para nomear este tipo de obra de arte.

Que tal sugerir que a turma monte móbiles? Assim, eles terão noção das alterações dos ventos.

Materiais necessários:

Peças a serem penduradas (dez ou mais, sempre em números pares)

Fios de arame ou barbante

Passo a passo da atividade a ser proposta aos alunos:

1: Pense em algumas peças que possam ser suspensas por arames. Elas podem ser de sucata ou papel amassado envolto por fita adesiva, empapelado e pintado (como no boneco de sucatas); podem ser também peças de papel machê ou até objetos já existentes, como um chinelo, um brinquedo.

2: Escolha os materiais com os quais quer trabalhar e pense nas peças que serão necessárias. Para montar um bom móbile você vai precisar de dez peças ou mais. Se não conseguir fazer suas peças, recorra ao seu professor e peça sua ajuda.

3: Com as peças prontas, você vai precisar de fios (de arame ou barbantes).

4: Pegue duas das suas peças e prenda uma em cada ponta de um fio, cujo comprimento fica a sua escolha.

5: Faça isso com outros fios e outras peças, sempre prendendo de duas em duas, uma em cada ponta. Para dar um efeito bonito, o ideal é que você escolha fios de comprimentos diferentes.

6: Junte o centro de cada um dos fios, já com as peças presas.

7: Depois que todos os fios estiverem unidos, basta pendurar!

ARTE E ENERGIA FÓSSIL

Atividade: Bonecos de sucata

Reutilizando o lixo que produzimos.

Proponha que cada aluno da turma reúna, durante duas semanas, algumas embalagens de produtos que forem consumidos. Deixe claro para eles que o ideal é que trabalhem com embalagens limpas e secas.

Materiais necessários:

Embalagens vazias

Barbante

Fita crepe

Durex

Tesoura

Folhas de jornal

Cola branca

Guache ou tinta acrílica

Pincéis

Com os materiais reunidos, desenvolva a atividade em classe.

Passo a passo da atividade a ser proposta aos alunos:

1. As embalagens devem ser unidas com barbante, fita crepe e/ou durex para que possam compor a forma desejada. Estimule a turma a usar a criatividade. Vale tudo: um personagem, um objeto, um espaço, um animal.

2. Depois que a estrutura estiver montada e firme, é hora de empapelar.

3. Cada embalagem deve ser revestida por pedaços de jornal cortados e fixados na estrutura de sucata com cola branca. O ideal é primeiro passar cola na estrutura, depois passar cola em um lado do jornal e unir exatamente este lado ao boneco de sucata, já com cola. Por último, passar mais cola por cima do papel recém-colado. Assim toda a superfície do objeto criado será empapelada.

4. Depois que a cola estiver seca é hora de cada um da turma pintar seus bonecos como quiser, utilizando guache ou tinta acrílica. Eles também podem utilizar botões, fitas, tecido e outros materiais para fazer detalhes como olhos, cabelo e diferentes texturas.

ARTE E ENERGIA DE BIOMASSA

Atividade: Fazendo tinta

Que tal fazer uma tinta semelhante à que faziam nossos ancestrais?

Materiais necessários:

1 ovo cru

Algum tipo de pigmento (pode ser pó xadrez ou até mesmo terra vermelha)

Pincéis

Superfície a ser pintada (pode ser uma pedra, por exemplo) ou papéis variados

1 pires ou prato pequeno para misturar as tintas

Passo a passo da atividade a ser proposta aos aluno:

1: Pegue um ovo e separe sua clara.

2: Misture a clara com algum dos pigmentos que você escolheu. Experimente diferentes materiais.

3: Misture bem e pinte alguma superfície. Você pode pintar sobre uma pedra, por exemplo, ou então sobre papel canson. Observe como, depois de secar, a tinta fica brilhante.

Atividade: Desenhando com carvão

Materiais necessários:

1 pedaço de carvão

Papéis variados (folhas de sulfite, kraft ou cartolina)

Verniz, spray ou laquê para cabelos

Passo a passo da atividade a ser proposta aos alunos:

1: Pegue carvão para desenho ou até carvão para churrasco e risque sobre folhas de papel sulfite, kraft ou cartolina. É interessante trabalhar em superfícies médias e grandes para explorar a gestualidade do traço.

2: Desenhe bastante, explorando as possibilidades de linhas e preenchimento. É importante explorar bem o material antes de produzir qualquer “desenho sério”. Esta técnica pode ser aplicada em diversas propostas, como de desenho livre, desenho com tema, desenho de observação, desenho de memória e assim por diante.

3: Para fixar o desenho no papel, utilize um verniz em spray ou mesmo laquê para cabelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário