quarta-feira, 31 de março de 2010

Estudando vou me dar bem no ENEM e nos vestibulares...

BACTÉRIA DE INFECÇÃO HOSPITALAR TEM VACINA




Médicos americanos desenvolveram a primeira vacina contra a bactéria Staphylococcus aureus, uma das principais causadoras de infecção hospitalar - problema que atinge 13% das pessoas internadas no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Muito resistente a antibióticos e causadora de pneumonia, meningite e endocardite (infecção no coração após cirurgias), a bactéria finalmente tem um adversário à altura.

Em condições normais, a S. aureus não parece tão ameaçadora: ela pode ser encontrada normalmente no nariz ou na pele de pessoas saudáveis, sem causar problemas. Em certas situações, porém, a bactéria é um perigo, diz o infectologista Vicente Amato Neto, professor emérito da Faculdade de Medicina da USP. "Ela não ataca necessariamente apenas pessoas com baixa resistência imunológica, mas também as que estão sujeitas a outros fatores, como estafa ou subnutrição", afirma o médico.

De acordo com Amato, a bactéria é uma das principais causas de pneumonia, é a quinta causa de meningite bacteriana e pode gerar amigdalites, sinusites e infecções de pele. O pior, contudo, é que essa polivalência vem acompanhada de resistência contra antibióticos como a meticilina e, recentemente, contra a vancomicina, antes considerada infalível. A força da bactéria é uma cápsula de polissacarídeos.

(Folha de São Paulo, 14/02/2002, com adaptações).

1-Baseando-se no texto e em assuntos correlatos, julgue os itens.



00) A cápsula de polissacarídeos da bactéria é a grande responsável pela resistência aos antibióticos.

11) A resistência a antibióticos pode vir de forma natural (mutações) ou adquirida (através de conjugação, transformação e/ou transdução).

22) A especificidade (afinidade celular) das bactérias patogênicas, como a S. aureus, é relativamente menor do que a de muitos vírus.

33) O inadequado uso de antibióticos, quer por inobservância da prescrição, quer pelo emprego indiscriminado pode selecionar bactérias que sejam mais tolerantes àquela droga.

44) Os antibióticos, drogas específicas contra bactérias, podem ter efeito colateral nocivo sobre mitocôndrias, e isso se explica pela semelhança entre tais organizações biológicas.

Micróbio terrestre radical poderia sobreviver em Marte ou Europa



Não há provas de que a vida exista em Marte ou na lua Europa, de Júpiter, mas cientistas americanos acabam de achar - aqui na Terra - mais um reforço para a hipótese: um ecossistema que poderia muito bem ser alienígena.

As formas de vida que estão 200 metros sob o solo de uma fonte de água quente em Lidy Hot Springs (Idaho, noroeste dos EUA) são organismos conhecidos como extremófilos, capazes de viver em condições nas quais supostamente não deveria haver vida. Esses micróbios, capazes de produzir seu sustento sem a luz do Sol, utilizam hidrogênio e devolvem metano e água ao ambiente. Pertencem ao domínio Archaea. Os micróbios encontrados agora não são, em si, uma novidade, mas a concentração em que aparecem, sim (cerca de 90% da comunidade microbiana é composta por Archaea consumidoras de hidrogênio). Isso sugere, segundo os pesquisadores, que tanto organismos individuais quanto ecossistemas inteiros possam sobreviver sem a presença de espécies que realizam fotossíntese.

(Folha de São Paulo 17/01/2002, com adaptações)



2-Baseando-se no texto e em conhecimentos sobre metabolismo bacteriano, julgue os itens.



00) As extremófilas mencionadas no texto são quimiossintetizadoras.

11) A fotossíntese bacteriana (fotorredução) emprega as mesmas matérias-primas (reagentes) que as algas azuis (cianobactérias) utilizam para desenvolver a fotossíntese.

22) A comunidade das Archaea é responsável pelo fornecimento de alimento e oxigênio para os 10% restantes da população microbiana localizada há 200 m sob o solo da fonte de água quente em Lidy Hot Springs.

33) As Archaea são autótrofas, porém sua forma de metabolismo não disponibiliza oxigênio molecular para o ambiente.



As evidências revelam que os representantes do reino Monera são os seres vivos mais antigos do planeta. Nos mostram também que, há bilhões de anos, havia teias alimentares constituídas exclusivamente por organismos desse reino, onde ocorriam fluxo de energia e de matéria.

Depois dos procariontes, surgiram os protistas e as teias alimentares foram acrescidas de novos componentes: as algas unicelulares (produtores) e os protozoários (consumidores). Posteriormente, foram surgindo sucessivamente novos tipos de organismos: as algas pluricelulares, os fungos, os invertebrados aquáticos, as plantas e os animais terrestres. As teias alimentares ficaram mais complexas e diversificadas.

3-Com base no texto acima e nos conhecimentos adquiridos em sala, julgue as afirmações que se seguem.

00) De acordo com a classificação atual dos seres vivos, proposta por Whittaker, o reino Protista abriga, exclusivamente, organismos eucariontes unicelulares.

11) Além do reino Monera , no reino Fungi são encontrados indivíduos que desempenham o papel de decompositores.

22) A grande biodiversidade observada hoje em nosso planeta resulta do fato dos seres vivos sofrerem mutações sempre que há necessidade de se adaptarem às mudanças ambientais.

33) Para os seres vivos a conquista do ambiente terrestre foi vantajosa por lhes disponibilizar uma maior quantidade de luz para a fotossíntese e de O2 para a respiração; mas foi desvantajosa pelo risco constante da desidratação e por ser este ambiente termicamente mais instável que o aquático.

44) Características próprias dos processos celulares sugerem que, durante os eventos evolutivos, a fermentação antecedeu a respiração aeróbica, que, por sua vez, antecedeu à fotossíntese.



Não se tem certeza ainda da data exata do surgimento do primeiro ser vivo. Os Cientistas têm encontrado indícios de vida em rochas que datam de 3,8 bilhões de anos na Groelândia, mas esses indícios baseiam-se apenas em formas do carbono que representam a atividade metabólica de seres vivos.

De fato, o registro fóssil mais antigo de um ser vivo que se conhece até hoje data de 3,5 bilhões de anos e parece ser de procariontes dos quais, segundo a teoria da evolução, teriam surgido todas as demais formas de vida que hoje povoam este planeta. As primeiras células eucariontes teriam surgido a partir das células procarióticas e tal fato teria sido um passo importante para a multicelularidade. Assim que esse tipo de célula surgiu, pouco depois surgiram também os multicelulares.

No entanto, o entendimento preconceituoso e errado dessa aparente escalada evolutiva do mais simples para o mais complexo tem causado alguns enganos, pois, para a maioria das pessoas que não possuem um conhecimento mais aprofundado em Biologia, os seres unicelulares são em geral entendidos como micróbios e como tal, são também sempre associados a doenças. Um estudo mais cuidadoso a respeito nos revela, porém, algumas surpresas.

Em primeiro lugar, embora a grande maioria dos micróbios esteja representada por seres unicelulares e, portanto de dimensões microscópicas, este não é o único critério utilizado para caracterizá-los como tal. De fato, algumas formas pluricelulares, no caso os fungos, muitos dos quais facilmente visualizados a olho nu, também estão incluídos nesse grupo.

Outro erro, mais sério, repousa na importância dada a essas formas de vida. Como foi dito antes, não são poucos os que, de forma enganosa, mantêm a idéia errada de que todos os micróbios são prejudiciais ao ser humano. Mas, ao contrário do que muitos pensam, a eliminação de todos eles da face da Terra, caso fosse possível tal façanha, nos traria com certeza mais prejuízos que vantagens.

Hoje, sabemos que o número de micróbios do qual dependemos para sobreviver é muito maior do que o pequeno número de micróbios (menos que 2%) capazes de nos tornar doentes.

A maioria desses microrganismos desempenha funções vitais para a manutenção da vida no planeta. Muitos deles são importantes agentes de decomposição e de reciclagem da matéria orgânica, tornando-se indispensáveis na agricultura como componentes do solo.

Outro bom exemplo são as algas unicelulares marinhas. Elas respondem por mais de 90% da atividade produtora realizada no planeta, atuando como fonte primária de alimento para a vida em seu ambiente e sendo

responsáveis pela oxigenação da atmosfera. Essas algas também liberam o gás dimetil sulfeto, que agrega moléculas de vapor d’água na atmosfera, permitindo a formação de nuvens e a manutenção do regime global de chuvas.

4-Considerando a classificação atual dos seres vivos em cinco reinos e suas respectivas características, julgue os itens .

(01) As células procarióticas, mais simples que as eucarióticas, diferenciam-se dessas últimas apenas pela ausência de um núcleo organizado.

(02) Conclui-se, a partir do texto, que todos os seres multicelulares são eucariontes. Tal informação, porém,não corresponde à realidade. A simplicidade da célula procariótica tornou inviável a sua perpetuação como forma de vida, de forma que hoje, todos os seres vivos que possuem organização celular são eucariontes.

(04) Mutações sucessivas observadas em uma população ao longo do tempo podem justificar o surgimento de novas variedades de vida.

(08) A atividade decompositora citada no texto pode ser proporcionada pela atividade catabólica de fungos e de bactérias.

(16) A atividade realizada pelas algas marinhas que foi citada no texto independe da ação dos microorganismos decompositores.

(32) A decomposição da matéria orgânica, quando realizada por seres vivos, pode ser entendida como uma atividade heterotrófica.

(64) A atividade das algas marinhas colabora para a manutenção do equilíbrio de toda a biosfera.



"Se fôssemos feitos


para durar 120 anos


Cientistas americanos mostram


como o corpo deveria ser para


vivermos bem mais de um século"

............................................................

Diogo Schelp (Publicado na Revista Veja, 02/03/2004 – com modificações)

Vem aí o mundo dos homens e das mulheres centenários. Se a expectativa de vida, na Alemanha, mantiver o crescimento atual, as meninas que nascem hoje naquele país viverão em média até os 100 anos. A ONU estima

que, nos Estados Unidos, uma em cada vinte pessoas que hoje têm 50 anos viverá ainda meio século. No Brasil, existem cerca de 10000 pessoas com mais de 100 anos. Diante dessa realidade, o sonho de que se possa viver muito além dos 100 anos se afigura cada vez mais possível. Mas não muito mais, pois há raros casos de pessoas que ultrapassam os 120 anos, idade que parece ser nosso limite natural. A questão que se coloca é: poderíamos transpor, com saúde, essa barreira biológica?



5-Considerando o texto e conhecimentos sobre o assunto, julgue os itens de 109 a 114.

(01) O envelhecimento é conseqüência da superação do catabolismo pelo anabolismo.

(02) A medicina identificou e eliminou as causas de muitas doenças infecciosas, o que, junto com uma série de mudanças no estilo de vida, como trabalhos menos pesados, ajudou a aumentar a média de vida da população.

(04) Bons hábitos não são suficientes para parar o tempo, mas os maus o aceleram drasticamente, pois aumentam os processos catabólicos do organismo.

(08) Quando o humano envelhece, ocorre no organismo a diminuição do número de células. Essas estruturas microscópicas que formam a pele, o sistema digestivo, o sangue, os ossos e o cérebro perdem a capacidade de se renovar. Essa é a causa da perda de massa muscular, densidade óssea e de neurônios nas pessoas de idade.

(16) O metabolismo pode ser definido como sendo o conjunto das diversas reações químicas responsáveis pelo funcionamento de um organismo vivo.

(32) O anabolismo de um adulto é mais lento do que o de uma criança e mais rápido do que o de um idoso.



Texto I –As primeiras formas vivas deste planeta possuem uma idade aproximada de 3,8 bilhões de anos. No que diz respeito à sua estrutura anatômica, o registro fóssil indica que esses primeiros organismos possuíam compostos orgânicos na constituição de seus corpos, eram celulares (no caso unicelulares) e tinham a capacidade de reprodução. Porém muitas dúvidas existem quanto ao seu metabolismo, principalmente no que diz respeito à forma como eles conseguiam seu alimento e como metabolicamente obtinham energia.

A seguir estão relatadas duas hipóteses que tentam explicar como esses primeiros seres vivos conseguiam obter e degradar o alimento para a sua sobrevivência.

1. Hipótese heterotrófica.

A hipótese heterotrófica, baseada na relatada abundância de matéria orgânica da Terra primitiva e na

simplicidade dos processos metabólicos aposta na seguinte seqüência evolutiva:

Fermentação fotossíntese respiração aeróbia

2. Hipótese autotrófica.

Considerando as condições instáveis da Terra primitiva que freqüentemente era atingida por verdadeiros bombardeios cósmicos, a hipótese autotrófica propõe que a vida tenha surgido em locais mais protegidos, como

o assoalho dos mares primitivos.

Essa teoria sugere ainda que as primeiras formas de vida que aí se desenvolveram, a despeito da escuridão característica do local, teriam sido bactérias autótrofas.

Os que argumentam a favor dessa hipótese baseiam-se em evidências que sugerem abundância de sulfeto de hidrogênio (H2S) e compostos de ferro na Terra primitiva e na existência de bactérias atuais que vivem em fontes quentes e sulfurosas que retiram a energia necessária para a síntese de seus compostos orgânicos a partir da reação química abaixo:

FeS + H2S FeS2 + H2 + energia

6-Baseado nos conhecimentos sobre metabolismo energético e no Texto I, julgue os itens.

(01) A atmosfera primitiva não continha gás oxigênio.

(02) As primeiras formas de vida surgiram em um ambiente rico em matéria orgânica.

(04) O surgimento do metabolismo aeróbio é anterior ao da fotossíntese.

(08) Levando em consideração que os seres primitivos eram procariontes e que, portanto, não possuíam mitocôndrias, a respiração só foi possível com o surgimento dos primeiros indivíduos eucariontes.

(16) A capacidade de sintetizar a clorofila determinou a capacidade que algumas bactérias possuem de realizar a fotossíntese bacteriana contribuindo dessa forma para a produção de O2 atmosférico.

(32) Levando em consideração o rendimento energético da fermentação e da respiração, podemos apostar em

um maior sucesso evolutivo das formas de vida aeróbias.

(64) A reação química citada no texto tem como objetivo o fornecimento de átomos de hidrogênio para a produção de moléculas de glicose.



7-Com base no esquema e nos conhecimentos sobre a origem da vida, julgue os itens












01) Não há um consenso quanto à origem da vida, mas a maioria dos cientistas acredita que o primeiro organismo era unicelular e procarionte.

(02) As células primitivas representadas no esquema eram exemplos das pequenas bolsas de matéria orgânica denominadas coacervados.

(04) Devido à suposta simplicidade da primeira forma de vida, é seguro que ela tenha sido um tipo de vírus.

(08) Os primeiros seres vivos eram estruturalmente simples e, por meio de reações químicas elementares,

conseguiam obter energia para sua sobrevivência, absorvendo matéria orgânica do meio e degradando-a

em substâncias mais simples, na presença de oxigênio.

(16) Os organismos mais complexos portam em seu DNA muitas informações dos organismos que lhes

antecederam na Terra.

(32) De acordo com o pensamento atual, se apenas um organismo em uma população sofrer uma mudança,

então houve evolução.

(64) Atualmente acredita-se que os seres vivos estão sujeitos a uma seleção natural.



8-Analise o esquema abaixo e julgue os itens .






(01) Evaginações e invaginações da membrana plasmática teriam, provavelmente, originado as mitocôndrias.

(02) Os ribossomos são as únicas organelas presentes em qualquer tipo de célula.

(04) A composição química da carioteca e das organelas membranosas sugere que tais estruturas tenham a mesma origem.

(08) Quando ocorreu, pela primeira vez, a respiração aeróbica no planeta, ainda não havia seres fotossintetizantes.

(16) Os grupos A, B e C podem ser representados, respectivamente, pelas seguintes formas de vida atuais: cachorro, cogumelo e samambaia.

(32) O metabolismo da respiração e da fotossíntese surgiu por mutação nas células eucarióticas primitivas.

(64) Bactérias e cianobactérias são os representantes atuais do grupo D.






REINO PROTOCTISTA

JULGUE AS AFIRMATIVAS:





1.( )no ciclo A, (I) indica o zigoto, que sofre meiose (II), e origina quatro células haplóides, cada uma capaz de formar um novo organismo n, por mitose (III).

2.( )o ciclo reprodutivo, mostrado em A, é observado em Chlamydomonas.

3.( )no ciclo ilustrado em B, o indivíduo adulto (II), 2n, através de divisão meiótica (III) forma gametas, que após a fecundação originam o zigoto (I).

4.( )o ciclo de vida mostrado em B ocorre em praticamente todos os animais.

5.( )o ciclo de vida ilustrado em B é típico da alga ulva.

6.( )O ciclo haplobionte apresenta meiose zigótica, sendo os adultos haplóides, que produzem gametas haplóides(n). Estes se unem para formar um zigoto diplóide (2n).

7.( )Nos ciclos haplobionte e diplobionte, ocorre formação de esporos haplóides (n).

8.( )O ciclo haplodiplobionte apresenta meiose espórica, com indivíduos adultos haplóides (n) e desenvolvimento do zigoto diplóide (2n).

9.( )O ciclo diplobionte apresenta meiose gamética, com indivíduos adultos diplóides (2n), que formam gametas haplóides (n). Estes se unem para formar o zigoto diplóide (2n).

10.( )O ciclo haplodiplobionte apresenta meiose espórica, com indivíduos adultos diplóides (2n) e desenvolvimento do zigoto diplóide (2n).

11.( )No Reino Protista, existem organismos fotossintetizantes, unicelulares isolados ou em colônias, que apresentam um pigmento azulado. Esses organismos procariontes são classificados como cianobactérias.

12.( )Dinoflagelados são algas eucariontes unicelulares, em sua maioria de água doce. Possuem dois flagelos, podendo ser autótrofas ou heterótrofas em alternâncias de gerações.

13.( )Algas planctônicas microscópicas formam o fitoplâncton, base das cadeias alimentares aquáticas. O fitobentos é constituído por essas algas, que se fixam no fundo do mar, sendo macroscópicas e tendo o corpo organizado em um talo.

14.( )Das algas vermelhas é retirado o ágar, utilizado na produção de alguns medicamentos, e das algas pardas, a algina, substância gelatinosa utilizada na fabricação de sorvetes.

15.( )A maré vermelha é um fenômeno relacionado com o aumento populacional, de forma descontrolada, das algas vermelhas macroscópicas conhecidas como rodofíceas.

16.( )O Pasmodio é um parasito heteroxênico,no caso da malária, o homem e o mosquito alternam entre hospedeiro intermediário e definitivo.

17.( )A transmissão do parasita do mal de Chagas ocorre quando o barbeiro, ao picar o homem, defeca e libera as formas infestantes do Trypanosoma cruzi. Quando a pessoa se coça, introduz os tripanossomos no local da picada. A contaminação, também, pode ocorrer em transfusões sangüíneas. O mal de Chagas pode ser congênito.

18.( )Malária: doença causada por esporozoários transmitidos ao homem pela picada de mosquitos do gênero Anopheles, quando o paicomplexo é liberado no sangue humano, as toxinas produzidas por esses protozoários causam acessos febris.

20( )Hanseníase ou lepra: doença transmitida pelo ar ou pela saliva de pessoa contaminada com o bacilo Clostridium; provoca ulcerações na pele, no fígado e nos rins.

21.( )Condiloma acuminado ou blenorragia: doença causada pela bactéria Mycobacterium gonorrheae, conhecida como gonococo, cujos sintomas são lesões verrucosas na uretra e na região anal, seguidas de secreção purulenta.

22.( )Caso o barbeiro não esteja contaminado, não existe risco de transmissão da doença de Chagas. Além disso, a picada do barbeiro não é a única forma de contágio: o parasita pode ser transmitido por transfusão feita com sangue contaminado e, por via materna, durante a gestação ou amamentação. A principal medida profilática contra esse mal é o tratamento das pessoas contaminadas.

23.( ) Sempre que a pessoa for picada pelo barbeiro será contaminada. A picada do barbeiro, no entanto, não é a única forma de contágio: o parasita pode ser transmitido por transfusão feita com sangue contaminado e, por via materna, durante a gestação ou amamentação. A principal medida profilática contra esse mal é adotar medidas de combate ao inseto.

24.( ) Um protozoário esporozoário é o agente etiológico da toxoplasmose; a infecção pode se dar

pela ingestão de oocistos do parasita.

25.( ) Um protozoário flagelado, parasita monoxênico, determina a manifestação da tricomoníase;

no homem, o parasita habita na uretra, na próstata e nas vesículas seminais.

26.( ) Um inseto flebótomo pode transmitir ao homem duas doenças (Leishmanioses), cujos

agentes etiológicos são protozoários flagelados.




27.( ) Os sarcodinas, microorganismo (I), alimentam-se e locomovem-se com o auxílio de pseudópodes e alguns representantes desse grupo podem apresentar carapaças.

28.( ) Os euglenóides, microorganismo (II), possuem película envolvente protéica com muita celulose e vacúolos contráteis; sua reprodução é sexuada com divisão binária longitudinal.

29.( )O microorganismo (III) locomove-se através do batimento dos flagelos, podendo ser mixotrófico, e apresenta grânulos de reserva de amido.

30.( ) O microorganismo (IV) é representante das clorofíceas e se caracteriza por possuir as clorofilas a e b, pigmentos encontrados em todos os vegetais superiores.

Questões de Genética

1.(UEPB PB)


Sobre o vocabulário genético, associe corretamente:

I. genótipo

II. fenótipo

III. gene

IV. heredograma

A. É a montagem de um grupo familiar com o uso de símbolos, também conhecido como genealogia, mapa familiar ou pedigree.

B. Cada segmento de DNA capaz de transcrever sua mensagem em uma molécula de RNA.

C. É a constituição genética de um organismo, ou seja, o conjunto de alelos que ele herdou dos genitores.

D. São as características internas ou externas de um ser vivo, geneticamente determinadas.



Assinale a alternativa correta:

a) I-A ; II-B ; III-D ; IV-C

b) I-C ; II-D ; III-B ; IV-A

c) I-B ; II-A ; III-D ; IV-C

d) I-A ; II-C ; III-B ; IV-D

e) I-D ; II-B ; III-A ; IV-C




02 - (UFC CE)

Gregor Mendel, considerado o pai ou fundador da genética clássica, realizou experimentos com plantas produtoras de ervilhas. Para demonstrar suas hipóteses, Mendel usou este tipo de vegetal porque:

a) o androceu e o gineceu estão presentes numa mesma flor, o que facilita a ocorrência da autofecundação.

b) a semente apresenta apenas dois cotilédones, que absorvem as reservas alimentares para a nutrição do embrião e o desenvolvimento das ervilhas.

c) as características anatômicas das suas flores facilitam a fecundação cruzada e assim possibilitam a observação das características genéticas puras.

d) os grãos de pólen são transferidos para o estigma de um mesmo estróbilo, já que as folhas modificadas situam-se muito próximas umas das outras.

e) o número de descendentes por geração é pequeno e as gerações são longas, o que facilita a observação das características da flor e da semente.


03 - (UFC CE)

Alguns estudos com gêmeos idênticos mostraram que o QI, a altura e os talentos artísticos podem ser diferentes entre esses indivíduos. A melhor explicação para essas diferenças é que:

a) a hereditariedade e o ambiente não possuem influência sobre a expressão dos fenótipos.

b) o ambiente e os genes interagem no desenvolvimento e expressão das características herdadas.

c) o genótipo dos gêmeos depende da interação da dieta e do controle hormonal.

d) as características QI, altura e talentos artísticos dependem apenas do ambiente.

e) os alelos responsáveis por essas características possuem efeito fenotípico múltiplo.

4 - (UFPI/PI)

As células musculares são diferentes das células nervosas porque:

a) contêm genes diferentes.

b) possuem maior número de genes.

c) usam códigos genéticos diferentes.

d) possuem menor número de genes.

e) expressam genes diferentes.

05- (Unifor/CE/C.Específicos/Janeiro)

Em ervilhas, a cor dos cotilédones de sementes é determinada por um par de alelos. O alelo que determina sementes amarelas V é dominante sobre o que determina sementes verdes v. Um pé de ervilha formou uma vagem com sementes amarelas e sementes verdes. Isso significa que a flor que formou essa vagem apresentava oosferas

a) VV - pólen vv

b) VV e vv - pólen vv

c) Vv - pólen Vv e vv

d) V e v - pólen V e v

e) V - pólen v







06 - (Ufrn RN)

Em ervilhas, a cor amarela é dominante em relação à verde.

Do cruzamento de heterozigotos, nasceram 720 descendentes.

Assinale a opção cujo número corresponde à quantidade de descendentes amarelos.

a) 360

b) 540

c) 180

d) 720


07 - (Unifor CE/CG/Janeiro)

Um estudante, ao iniciar o curso de Genética, anotou o seguinte:



I. Cada caráter hereditário é determinado por um par de fatores e, como estes se separam na formação dos gametas, cada gameta recebe apenas um fator do par.

II. Cada par de alelos presentes nas células diplóides separa-se na meiose, de modo que cada célula haplóide só recebe um alelo do par.

III. Antes da divisão celular se iniciar, cada molécula de DNA se duplica e, na mitose, as duas moléculas resultantes se separam, indo para células diferentes.


A primeira lei de Mendel está expressa em:

a) I, somente.

b) II, somente.

c) I e II, somente.

d) II e III, somente.

e) I, II e III.

08 - (Ufrn RN)

Tanto o indivíduo homozigoto para genes dominantes quanto o heterozigoto exibem a mesma característica fenotípica, sendo, portanto, fenotipicamente indistinguíveis. Para determinar seus genótipos, utiliza-se:

a) Cruzamento com indivíduos homozigotos dominantes

b) Estudo do cariótipo

c) Exame de sangue

d) “Crossing- Over”

e) Cruzamento teste

09 - (Unimes SP)

A cor da porção suculenta do caju é determinada por um par de alelos. O alelo recessivo condiciona cor amarela e o alelo dominante, cor vermelha. Qual a porcentagem esperada para coloração dos pseudofrutos dos cajueiros, resultante de cruzamentos entre plantas heterozigóticas com pseudofrutos vermelhos?

a) 50% cajus vermelhos e 50% cajus amarelos.

b) 25% cajus vermelhos e 75% cajus amarelos.

c) 75% cajus vermelhos e 25% cajus amarelos.

d) 100% cajus vermelhos.

e) 100% cajus amarelos.

10 - (PUC PR)

Quando duas populações da espécie vegetal 'Zea mays' (milho), uma homozigota para o alelo dominante (AA) e uma homozigota para um alelo recessivo (aa), são cruzadas, toda a descendência da primeira geração (F1) assemelha-se ao tipo parental dominante (Aa), embora seja heterozigota. Porém, quando a geração F1 se intercruza, a proporção fenotípica mendeliana 3:1 aparecerá na geração F2, pois os genótipos serão:

a) 1/2 AA e 1/2 aa

b) 1/4 AA, 1/2 Aa e 1/4 aa

c) 1/3 AA e 1/4 aa

d) 1/4 Aa, 1/2 AA e 1/4 aa

e) É impossível determinar os genótipos utilizando os dados acima.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Questões de Biologia (ENEM)

Para responder às questões 8, 9 e 10, considere as informações abaixo.




Em uma aula de Biologia, o seguinte texto é apresentado:



LAGOA AZUL ESTÁ DOENTE



Os vereadores da pequena cidade de Lagoa Azul estavam discutindo a situação da Saúde no Município. A situação era mais grave com relação a três doenças: Doença de Chagas, Esquistossomose e Ascaridíase (lombriga). Na tentativa de prevenir novos casos, foram apresentadas várias propostas:



Proposta 1: Promover uma campanha de vacinação.

Proposta 2: Promover uma campanha de educação da população com relação a noções básicas de higiene, incluindo fervura de água.

Proposta 3: Construir rede de saneamento básico.

Proposta 4: Melhorar as condições de edificação das moradias e estimular o uso de telas nas portas e janelas e mosquiteiros de filó.

Proposta 5: Realizar campanha de esclarecimento sobre os perigos de banhos nas lagoas.

Proposta 6: Aconselhar o uso controlado de inseticidas.

Proposta 7: Drenar e aterrar as lagoas do município.


8. Em relação à Esquistossomose, a situação é complexa, pois o ciclo de vida do verme que causa a doença tem vários estágios, incluindo a existência de um hospedeiro intermediário, um caramujo aquático que é contaminado pelas fezes das pessoas doentes. Analisando as medidas propostas, o combate à doença terá sucesso se forem implementadas:

a) 1 e 6, pois envolvem a eliminação do agente causador da doença e de seu hospedeiro intermediário.

b) 1 e 4, pois além de eliminarem o agente causador da doença, também previnem o contato do transmissor com as pessoas sãs.

c) 4 e 6, pois envolvem o extermínio do transmissor da doença.

d) 1, 4 e 6, pois atingirão todas as fases do ciclo de vida do agente causador da doença, incluindo o seu hospedeiro intermediário.

e) 3 e 5, pois prevenirão a contaminação do hospedeiro intermediário pelas fezes das pessoas doentes e a contaminação de pessoas sãs por águas contaminadas

9. Para o combate da Ascaridíase, a proposta que trará maior benefício social, se implementada pela Prefeitura, será:

a) 1 b) 3 c) 4 d) 5 e) 6

10. Você sabe que a Doença de Chagas é causada por um protozoário (Trypanosoma cruzi) transmitido por meio da picada de insetos hematófagos (barbeiros). Das medidas propostas no texto “A Lagoa Azul Está Doente”, as mais efetivas na prevenção dessa doença são:

a) 1 e 2 b) 3 e 5 c) 4 e 6 d) 1 e 3 e) 2 e 3



Para responder às questões 11 e 12, considere o texto abaixo.



Alunos de uma escola no Rio de Janeiro são convidados a participar de uma excursão ao Parque Nacional de Jurubatiba. Antes do passeio, eles lêem o trecho de uma reportagem publicada em uma revista:

“Jurubatiba será o primeiro parque nacional em área de restinga, num braço de areia com 31 quilômetros de extensão, formado entre o mar e dezoito lagoas. Numa área de 14.000 hectares, ali vivem jacarés, capivaras, lontras, tamanduás-mirins, além de milhares de aves e de peixes de água doce e salgada. Os peixes de água salgada, na época das cheias, passam para as lagoas, onde encontram abrigo, voltando ao mar na cheia seguinte. Nos terrenos mais baixos, próximos aos lençóis freáticos, as plantas têm água suficiente para agüentar longas secas. Já nas áreas planas, os cactos são um dos poucos vegetais que proliferam, pintando o areal com um verde pálido.”



11. Depois de ler o texto, os alunos podem supor que, em Jurubatiba, os vegetais que sobrevivem nas áreas planas têm características tais como:

a) quantidade considerável de folhas, para aumentar a área de contato com a umidade do ar nos dias chuvosos.

b) redução na velocidade da fotossíntese e realização ininterrupta desse processo, durante as 24 horas.

c) caules e folhas cobertos por espessas cutículas que impedem o ressecamento e a conseqüente perda de água.

d) redução do calibre dos vasos que conduzem a água e os sais minerais da raiz aos centros produtores do vegetal, para evitar perdas.

e) crescimento sob a copa de árvores frondosas, que impede o ressecamento e conseqüente perda de água.

12. O texto anterior cita alguns exemplos de animais que vivem em Jurubatiba e podem ser classificados como:

a) mamíferos, peixes e aves, apenas.

b) mamíferos, peixes, aves e anfíbios.

c) répteis, aves e anfíbios apenas.

d) mamíferos, répteis, peixes e aves.

e) animais pertencentes a uma só classe.

fonte: http://biosonialopes.editorasaraiva.com.br/sonialopes/site/apoioaoprofessor/vestibulares.cfm

Imagens: Lesma 'Elysia chlorotica' desenvolveu capacidade de fotossintetizar



Descoberto animal que faz fotossíntese

Lesma 'Elysia chlorotica' desenvolveu capacidade das plantas
Descoberto animal que faz fotossíntese
Uma equipa de cientistas norte-americanos da Universidade da Flórida do Sul, descobriu o primeiro animal que consegue realizar a fotossíntese, algo que até agora era exclusivo das plantas e organismos clorofilados. A Elysia chlorotica é uma lesma do mar de cor verde, que habita a costa leste dos Estados Unidos e Canadá.
A lesma era conhecida por “roubar” os genes das algas de que se alimenta, as Vaucheria litorea. Desta forma obtinha os cloroplastos – estruturas de cor verde características de células vegetais que permitem a conversão da luz solar em energia –, armazenando-os nas células que cobrem os seus intestinos. No entanto, os últimos estudos da equipa de cientistas revelam que o molusco marinho desenvolveu as suas capacidades químicas, permitindo-lhe fabricar clorofila – pigmento que captura a luz solar - sem necessitar de roubar aos seus alimentos.

Os investigadores utilizaram um sofisticado equipamento radioactivo que comprova a produção dos pigmentos fotosintéticos de forma autónoma. Na lesma marinha, os cloroplastos extraídos permanecem activas durante um ano, o que significa que, no caso de uma lesma jovem se alimentar uma vez das algas Elysia chlorotica e tiver acesso à luz solar, não tem necessidade de voltar a comer durante a sua vida.

De acordo com a equipe de cientistas, durante o estudo, que será publicado na revista ‘Symbiosis’, foram encontrados exemplares da Vaucheria litorea que não se alimentavam há pelo menos cinco meses.
fonte:www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid...h...

sábado, 20 de março de 2010

Temas: • Universo  • Rochas
01. Assinale com um C as alternativas corretas e com I as incorretas:


a) ( ) O basalto é uma rocha escura usada em forma de pedrinhas para fazer contraste com o calcário nos calçadões.


b) ( ) As estátuas dos profetas foram esculpidas por Aleijadinho em mármore.


c) ( ) A pedra-pomes é uma rocha leve e porosa empregada na limpeza e no amaciamento da pele.


d) ( ) Sedimentares são rochas que se originam de outras rochas cujos componentes mudam de disposição, alterando a forma e a estrutura da rocha.


e) ( ) O gnaisse provém do granito por metamorfismo.

02. Marque com um X as palavras que significam rochas:


( ) ferro  ( ) granito  ( ) arenito ( ) alumínio  ( ) basalto  ( ) gelo


( ) calcário   ( ) mármore


03. Assinale a alternativa que indica os gases que existem em maior quantidade no Sol.


a) Hidrogênio e Hélio  b) Oxigênio e Hélio


c) Hidrogênio e Oxigênio   d) Hélio e Oxigênio

04. “São corpos gasosos que emitem luz própria.” O conceito acima refere-se:


a) aos planetas   b) aos meteoros   c) a Lua   d) as estrelas


05. A ciência que estuda o universo denomina-se:


a) Astrologia   b) Astronomia   c) Economia   d) Sociologia
06. Leia:


Há nele numerosos corpos luminosos. Esse espaço onde se encontram esses corpos denomina-se céu. Ele é infinito, isto é, tem dimensões ainda não determinadas pelo homem.


Os corpos que existem nesse espaço denominam-se astros.


Alguns astros são luminosos, isto é, tem luz própria, como a estrelas. Outros, os iluminados, não tem luz própria, apenas refletem a luz recebida das estrelas; são os planetas (a Terra, por exemplo), os satélites (por exemplo a Lua), os cometas e os asteróides.


Há ainda nesse espaço numerosas partículas de tamanho variado que podem ser observadas com instrumentos apropriados.


O conjunto desses denomina-se Universo.


Agora responda: Qual é a diferenças entre astros luminosos e astros iluminados?
R:
07. Cite o nome dos planetas que estudamos.
R:
08. Qual é a estrela responsável pela emissão de calor e luz na Terra?
R:
09. O que é o Universo?
R:
10. Defina céu e astros.
R:
7º ano A e B olá pessoal: pesquisa sobre Doença de Chagas, Leishimaniose e Malária.




Tema Doenças Causadas po Protozoários.



Boa pesquisa. Siga as recomendações:


(modelo de capa)


Nome...........nº..... ....ano....



Biologia
 Profª Matildes



Campo Grande-MS

2010

Sumário

1. .....................................

2. ......................................

3. .................................



Introdução



Na introdução você deve escrever pequeno texto  que relate do que se trata o trabalho (no máximo dois páragrafos)










(desenvolvimento)

Noções de trabalho

No desenvolvimento não se deve escrever a palavra desenvolvimento e sim o titulo do trabalho em questão não se pode esquecer de formatar( tamanho da fonte, justificar, remover hiperlink...).




Conclusão

Na conclusão deve conter um resumo da pesquisa feita no desenvolvimento, comum toque bastante pessoal, uma vez que o resumo não deve ser cópia e sim o entendimento do aluno em relação ao que se aprendeu na pesquisa...

Anexo

Os anexos que você achar necessário e que não estão no desenvolvimento poderão vir após a conclusão, podem ser: tabelas, gráficos,imagens e outros...



Referências Bibliográficas

Aqui você registra em que site ou livro ou outra fonte você obteve material para elaboração do trabalho.



Atenção:

• Google é site de busca e não vale como referencia!!!

• Não se escreve na capa Trabalho de..... porque é redundante!

• Se fizer várias buscas leia antes para não repetir o mesmo conteúdo e cuidado se você não consegue entende o que copiou.... é pq existe algo errado.

• Mantenha a mesma formatação em todo o trabalho.

• Os trabalhos serão parte da avaliação portanto faça-os com atenção, se houver dúvidas procure saná-las....

domingo, 14 de março de 2010

Vírus

Vida e Biosfera 1° ano /Médio/2010

1. Considere as alternativas a seguir para responder às questões I e II .


a) Controle experimental

b) Experimento

c) Hipótese

d) Observação



I. Um pesquisador demarcou uma área de floresta e contou o número de indivíduos de cada uma das diferentes espécies de árvores existentes no local. Qual das alternativas corresponde a esse tipo de atividade?



II. Com o objetivo de testar a eficiência de uma nova vacina contra uma doença chamada febre aftosa, vacinou-se um lote de vinte vacas, deixando outras vinte sem vacinar. Após algum tempo, injetou-se em todas as vacas o vírus causador da febre aftosa. O que representa o lote não vacinado?
2. “(1) Se os bichos-de-goiaba surgem de ovos de moscas postos nos frutos, (2) goiabas embrulhadas não devem ficar bichadas.” As partes (1) e (2) dessa frase correspondem, respectivamente, a


a) dedução e hipótese.

b) hipótese e dedução.

c) hipóteses.

d) deduções.
3. Considere as alternativas a seguir para responder às questões 3.1. a 3.3.


a) conjunto de espécies que habita determinada região.

b) conjunto de indivíduos de mesma espécie que vive em determinada região.

c) conjunto formado por fatores químicos e físicos de uma região habitada por seres vivos.

d) conjunto formado pelos seres vivos de determinada região e pelo ambiente em interação.



3.1. Qual das alternativas define população biológica?

3.2. Qual das alternativas define comunidade biológica?

3.3. Qual das alternativas define ecossistema?
4. Qual dos conceitos de Ecologia engloba tanto componentes bióticos como abióticos?


a) Biótopo

b) Comunidade biológica

c) Ecossistema

d) População biológica5. O conjunto de regiões do planeta Terra em que há seres vivos é denominado?


a) atmosfera

b) biosfera

c) litosfera

d) nebulosa


Considere as alternativas a seguir para responder as questões de 6 a 8.


a) Comunidade biológica

b) Ecossistema

c) Organismo

d) População

6. O conjunto de micos-leões-dourados que habitam a mata da tijuca, no Rio de Janeiro, corresponde a que nível de organização


 7. Um lago, com seus habitantes em interação com os fatores físicos e químicos, exemplifica que nível de organização?


8. A que nível de organização corresponde o conjunto de seres vivos que habitam um lago?

9. Como se denomina um grupo de bilhões de estrelas e matéria cósmica que se mantém unido por atração gravitacional?

10. A teoria da Grande Explosão, ou Big Bang, explica como:

a) surgiu a vida no planeta Terra


b) se formam as estrelas

c) surgiu o planeta Terra

d) se originou o universo

11. Qual a idade estimada do universo?

Atividade: Educação Sexual

Escola Municipal Padre José de Anchieta/ Professora: Matildes Araujo Lima


Atividade Data: 05 /03/2010 - Disciplina: Ciências

Série: 6º ano______ Aluno: ________________________ nº ______

1. A adolescência começa na puberdade. Essa fase inicia-se por volta de 12 a 13 anos de idade e é caracterizada por certas mudanças físicas no corpo de meninas e meninos.

a) O texto acima está correto.

b) O texto acima está incorreto.

c) O texto acima está correto em relação à idade, mas está incorreto em relação à puberdade.

d) Puberdade não tem relação alguma com adolescência.

2. Assinale as questões como verdadeiras (V) ou falsas (F), de acordo com o que estudamos em aula.

a) ( ) As meninas não devem se preocupar com o crescimento desigual das mamas, pois é comum uma mama crescer mais que a outra, principalmente no início. Essa diferença se atenua com o tempo.

b) ( ) Na puberdade, as glândulas sebáceas da pele começam a produzir mais material gorduroso ocasionando erupções na pele: são os cravos e as espinhas. Quase todo jovem passa por isso. Não esprema cravos nem espinhas, para que seu rosto não fique marcado!

c) ( ) Na adolescência, os pais costumam cobrar atitudes mais adultas, querem mais seriedade, mais aplicação nos estudos e mais responsabilidades. Na mente dos jovens geralmente surgem muitos conflitos: o adolescente não quer ser mimado, no entanto, ainda precisa de proteção e orientação.

d) ( ) Todos os adolescentes são inconsequentes, irresponsáveis, não se interessam pelos estudos e não respeitam as regras e as autoridades.

3. Assinale a alternativa que melhor completa o texto:

- Na fase da adolescência as emoções são vividas com muita intensidade! Entre várias indagações, é comum o adolescente perguntar-se: “O que é sexo?”; “Quando vou transar pela primeira vez?”; “Será que eu quero ficar ou namorar?”.

É a sexualidade uma das maiores preocupações dos pais, pois uma “transa” pode...

a) ( ) fazê-lo sentir-se livre e independente dos pais.

b) ( ) causar transtornos irreversíveis para a moral e os bons costumes.

c) ( ) levar a gravidez precoce e ao contágio de doenças sexualmente transmissíveis.

d) ( ) tornar os adolescentes muito irresponsáveis.



"Apesar da distância, saiba que podemos estar tão próximos quanto as pessoas possam imaginar. "