quarta-feira, 31 de março de 2010

Questões de Genética

1.(UEPB PB)


Sobre o vocabulário genético, associe corretamente:

I. genótipo

II. fenótipo

III. gene

IV. heredograma

A. É a montagem de um grupo familiar com o uso de símbolos, também conhecido como genealogia, mapa familiar ou pedigree.

B. Cada segmento de DNA capaz de transcrever sua mensagem em uma molécula de RNA.

C. É a constituição genética de um organismo, ou seja, o conjunto de alelos que ele herdou dos genitores.

D. São as características internas ou externas de um ser vivo, geneticamente determinadas.



Assinale a alternativa correta:

a) I-A ; II-B ; III-D ; IV-C

b) I-C ; II-D ; III-B ; IV-A

c) I-B ; II-A ; III-D ; IV-C

d) I-A ; II-C ; III-B ; IV-D

e) I-D ; II-B ; III-A ; IV-C




02 - (UFC CE)

Gregor Mendel, considerado o pai ou fundador da genética clássica, realizou experimentos com plantas produtoras de ervilhas. Para demonstrar suas hipóteses, Mendel usou este tipo de vegetal porque:

a) o androceu e o gineceu estão presentes numa mesma flor, o que facilita a ocorrência da autofecundação.

b) a semente apresenta apenas dois cotilédones, que absorvem as reservas alimentares para a nutrição do embrião e o desenvolvimento das ervilhas.

c) as características anatômicas das suas flores facilitam a fecundação cruzada e assim possibilitam a observação das características genéticas puras.

d) os grãos de pólen são transferidos para o estigma de um mesmo estróbilo, já que as folhas modificadas situam-se muito próximas umas das outras.

e) o número de descendentes por geração é pequeno e as gerações são longas, o que facilita a observação das características da flor e da semente.


03 - (UFC CE)

Alguns estudos com gêmeos idênticos mostraram que o QI, a altura e os talentos artísticos podem ser diferentes entre esses indivíduos. A melhor explicação para essas diferenças é que:

a) a hereditariedade e o ambiente não possuem influência sobre a expressão dos fenótipos.

b) o ambiente e os genes interagem no desenvolvimento e expressão das características herdadas.

c) o genótipo dos gêmeos depende da interação da dieta e do controle hormonal.

d) as características QI, altura e talentos artísticos dependem apenas do ambiente.

e) os alelos responsáveis por essas características possuem efeito fenotípico múltiplo.

4 - (UFPI/PI)

As células musculares são diferentes das células nervosas porque:

a) contêm genes diferentes.

b) possuem maior número de genes.

c) usam códigos genéticos diferentes.

d) possuem menor número de genes.

e) expressam genes diferentes.

05- (Unifor/CE/C.Específicos/Janeiro)

Em ervilhas, a cor dos cotilédones de sementes é determinada por um par de alelos. O alelo que determina sementes amarelas V é dominante sobre o que determina sementes verdes v. Um pé de ervilha formou uma vagem com sementes amarelas e sementes verdes. Isso significa que a flor que formou essa vagem apresentava oosferas

a) VV - pólen vv

b) VV e vv - pólen vv

c) Vv - pólen Vv e vv

d) V e v - pólen V e v

e) V - pólen v







06 - (Ufrn RN)

Em ervilhas, a cor amarela é dominante em relação à verde.

Do cruzamento de heterozigotos, nasceram 720 descendentes.

Assinale a opção cujo número corresponde à quantidade de descendentes amarelos.

a) 360

b) 540

c) 180

d) 720


07 - (Unifor CE/CG/Janeiro)

Um estudante, ao iniciar o curso de Genética, anotou o seguinte:



I. Cada caráter hereditário é determinado por um par de fatores e, como estes se separam na formação dos gametas, cada gameta recebe apenas um fator do par.

II. Cada par de alelos presentes nas células diplóides separa-se na meiose, de modo que cada célula haplóide só recebe um alelo do par.

III. Antes da divisão celular se iniciar, cada molécula de DNA se duplica e, na mitose, as duas moléculas resultantes se separam, indo para células diferentes.


A primeira lei de Mendel está expressa em:

a) I, somente.

b) II, somente.

c) I e II, somente.

d) II e III, somente.

e) I, II e III.

08 - (Ufrn RN)

Tanto o indivíduo homozigoto para genes dominantes quanto o heterozigoto exibem a mesma característica fenotípica, sendo, portanto, fenotipicamente indistinguíveis. Para determinar seus genótipos, utiliza-se:

a) Cruzamento com indivíduos homozigotos dominantes

b) Estudo do cariótipo

c) Exame de sangue

d) “Crossing- Over”

e) Cruzamento teste

09 - (Unimes SP)

A cor da porção suculenta do caju é determinada por um par de alelos. O alelo recessivo condiciona cor amarela e o alelo dominante, cor vermelha. Qual a porcentagem esperada para coloração dos pseudofrutos dos cajueiros, resultante de cruzamentos entre plantas heterozigóticas com pseudofrutos vermelhos?

a) 50% cajus vermelhos e 50% cajus amarelos.

b) 25% cajus vermelhos e 75% cajus amarelos.

c) 75% cajus vermelhos e 25% cajus amarelos.

d) 100% cajus vermelhos.

e) 100% cajus amarelos.

10 - (PUC PR)

Quando duas populações da espécie vegetal 'Zea mays' (milho), uma homozigota para o alelo dominante (AA) e uma homozigota para um alelo recessivo (aa), são cruzadas, toda a descendência da primeira geração (F1) assemelha-se ao tipo parental dominante (Aa), embora seja heterozigota. Porém, quando a geração F1 se intercruza, a proporção fenotípica mendeliana 3:1 aparecerá na geração F2, pois os genótipos serão:

a) 1/2 AA e 1/2 aa

b) 1/4 AA, 1/2 Aa e 1/4 aa

c) 1/3 AA e 1/4 aa

d) 1/4 Aa, 1/2 AA e 1/4 aa

e) É impossível determinar os genótipos utilizando os dados acima.

Um comentário:

  1. Turma na aula resolveremos estas questões, procurem resolvê-las para sanar as dúvidas, beijo. profª Matildes

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