quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Aula Direcionada 02 Vitaminas 1º A B C D

Realize uma pesquisa sobre as vitaminas, destacando alimentos como fonte,importância, sintomas e doenças devido a carência.
site sugeridos:


http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?508
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/tabela_vitaminas.htm
http://www.copacabanarunners.net/vita.html
http://www.planetaorganico.com.br/vitaminas.htm

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

ESQUELETO HUMANO

SISTEMA DE SUSTENTAÇÃO
SISTEMA ESQUELÉTICO

Além de dar sustentação ao corpo, o esqueleto protege os órgãos internos e fornece pontos de apoio para a fixação dos músculos. Ele constitui-se de peças ósseas (ao todo 208 ossos no indivíduo adulto) e cartilaginosas articuladas, que formam um sistema de alavancas movimentadas pelos músculos.
O esqueleto humano pode ser dividido em duas partes:
1-Esqueleto axial: formado pela caixa craniana, coluna vertebral caixa torácica.
2-Esqueleto apendicular: compreende a cintura escapular, formada pelas escápulas e clavículas; cintura pélvica, formada pelos ossos ilíacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).

1-Esqueleto axial

1.1-Caixa craniana
Possui os seguintes ossos importantes: frontal, parietais, temporais, occipital, esfenóide, nasal, lacrimais, malares ("maçãs do rosto" ou zigomático), maxilar superior e mandíbula (maxilar inferior).

1.2-Coluna vertebral
É uma coluna de vértebras que apresentam cada uma um buraco, que se sobrepõem constituindo um canal que aloja a medula nervosa ou espinhal; é dividida em regiões típicas que são: coluna cervical (região do pescoço), coluna torácica, coluna lombar, coluna sacral, coluna cocciciana (coccix).

1.3-Caixa torácica
É formada pela região torácica de coluna vertebral, osso esterno e costelas, que são em número de 12 de cada lado, sendo as 7 primeiras verdadeiras (se inserem diretamente no esterno), 3 falsas (se reúnem e depois se unem ao esterno), e 2 flutuantes (com extremidades anteriores livres, não se fixando ao esterno).

2- Esqueleto apendicular

2-1- Membros e cinturas articulares
Cada membro superior é composto de braço, antebraço, pulso e mão. O osso do braço – úmero – articula-se no cotovelo com os ossos do antebraço: rádio e ulna. O pulso constitui-se de ossos pequenos e maciços, os carpos. A palma da mão é formada pelos metacarpos e os dedos, pelas falanges.
Cada membro inferior compõe-se de coxa, perna, tornozelo e pé. O osso da coxa é o fêmur, o mais longo do corpo. No joelho, ele se articula com os dois ossos da perna: a tíbia e a fíbula. A região frontal do joelho está protegida por um pequeno osso circular: a rótula. Ossos pequenos e maciços, chamados tarsos, formam o tornozelo. A planta do pé é constituída pelos metatarsos e os dedos dos pés (artelhos), pelas falanges.
Os membros estão unidos ao corpo mediante um sistema ósseo que toma o nome de cintura ou de cinta. A cintura superior se chama cintura torácica ou escapular (formada pela clavícula e pela escápula ou omoplata); a inferior se chama cintura pélvica, popularmente conhecida como bacia (constituída pelo sacro - osso volumoso resultante da fusão de cinco vértebras, por um par de ossos ilíacos e pelo cóccix, formado por quatro a seis vértebras rudimentares fundidas). A primeira sustenta o úmero e com ele todo o braço; a segunda dá apoio ao fêmur e a toda a perna.

Juntas e articulações

Junta é o local de junção entre dois ou mais ossos. Algumas juntas, como as do crânio, são fixas; nelas os ossos estão firmemente unidos entre si. Em outras juntas, denominadas articulações, os ossos são móveis e permitem ao esqueleto realizar movimentos.
Ligamentos
Os ossos de uma articulação mantêm-se no lugar por meio dos ligamentos, cordões resistentes constituídos por tecido conjuntivo fibroso. Os ligamentos estão firmemente unidos às membranas que revestem os ossos.
Classificação dos ossos
Os ossos são classificados de acordo com a sua forma em: 
A - Longos: têm duas extremidades ou epífises; o corpo do osso é a diáfise; entre a diáfise e cada epífise fica a metáfise. A diáfise é formada por tecido ósseo compacto, enquanto a epífise e a metáfise, por tecido ósseo esponjoso.  Exemplos: fêmur, úmero.
B- Curtos: têm as três extremidades praticamente equivalentes e são encontrados nas mãos e nos pés. São constituídos por tecido ósseo esponjoso. Exemplos: calcâneo, tarsos, carpos. 
C - Planos ou Chatos: são formados por duas camadas de tecido ósseo compacto, tendo entre elas uma camada de tecido ósseo esponjoso e de medula óssea Exemplos: esterno, ossos do crânio, ossos da bacia, escápula.
Revestindo o osso compacto na diáfise, existe uma delicada membrana - o periósteo - responsável pelo crescimento em espessura do osso e também pela consolidação dos ossos após fraturas (calo ósseo). As superfícies articulares são revestidas por cartilagem. Entre as epífises e a diáfise encontra-se um disco ou placa de cartilagem nos ossos em crescimento, tal disco é chamado de disco metafisário (ou epifisário) e é responsável pelo crescimento longitudinal do osso. O interior dos ossos é preenchido pela medula óssea, que, em parte é amarela, funcionando como depósito de lipídeos, e, no restante, é vermelha e gelatinosa, constituindo o local de formação das células do sangue, ou seja, de hematopoiese. O tecido hemopoiético é popularmente conhecido por "tutano". As maiores quantidades de tecido hematopoético estão nos ossos da bacia e no esterno. Nos ossos longos, a medula óssea vermelha é encontrada principalmente nas epífises.


APÓS LER O TEXTO E CONSULTAR O LINK ENTRE NESTE OUTRO SITI E FAÇA A ATIVIDADE PROPOSTA:






Introdução a Física

“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original” Albert Einstein.

 O estudo da Física nos torna seres humanos com mais conhecimento.
A Física é uma ciência que estuda os fenômenos da natureza, por isso, é chamada de ciência natural. Tudo o que acontece na natureza é denominado fenômeno natural.
A física não é só interessante para aqueles que gostam ou para os que vão encaminhar para as ciências exatas, ela é importante para todo ser humano, pois explica muitos aspectos do Universo em que vivemos.
Há relação entre Física e outras ciências, como a química.
A física e a Química ajudam a compreender melhor o mundo no qual vivemos.

É a física que nos permite entender, por exemplo, a flutuação de um navio, o movimento dos planetas e dos satélites, as descargas elétricas na atmosfera, o arco-íris, a coloração do céu, o sentido das brisas litorâneas, as vantagens da panela de pressão e da garrafa térmica, as miragens, o funcionamento de motores, alto-falantes e tantas outras coisas.
Devemos então, iniciar sempre o estudo da Física com a convicção de que de um modo ou de outro, ela é importantíssima.
Por Danielle de Miranda
Equipe Brasil Escola
Sistemas de Unidades
Há dois tipos diferentes de unidades usados em medidas científicas: Unidades de Engenharia britânicas e o sistema métrico, também chamado de Sistema Internacional (SI).

Ambos estão baseados em padrões, entretanto sempre que trabalharmos com dados científicos, usaremos o sistema internacional (SI), a menos que o exercício ou experiência peça o contrário. O sistema métrico é baseado no sistema decimal, e é mais racional, inteligente, e mais fácil usar.

Geralmente, as pessoas tendem a usar o sistema com que estão mais familiarizados, por exemplo, o Estados Unidos usa o sistema britânico; porém, a grande maioria dos demais países (inclusive a Inglaterra) usa o sistema métrico. Em termos de ciência, o sistema métrico é quase sempre usado.

Para americanos, é então freqüentemente necessário fazer conversões entre os dois.



Atividade
Faça uma pesquisa sobre a biografia sobre Albert Einstein.
Pesquise os múltiplos e submúltiplos do metro e do grama.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Aula Direcionada: Características dos seres vivos

Atividade Direcionada
Professora: Matildes Lima 
Disciplina: Biologia
Turmas: 1º ano A, B, C e D
Nome:
Entregar  até 15/02/2011
1) Quais são as características básicas que um organismo deve apresentar para ser considerado um ser vivo?
2) Relacione as colunas
( a ) autótrofo ( ) possui membrana nuclear
( b ) fotossintese ( ) possui mais de uma célula
( c ) heterórofo ( ) capacidade de reagir a estímulos
( d ) Procarionte ( ) processo de produção de alimentos
( e ) unicelular ( ) se alimentam de outros seres
( f ) eucarionte ( ) o material genético não está em um núcleo
( g ) pluricelular ( ) etapas do desenvolvimento de um ser vivo
( h ) excitabilidade/irritabilidade ( ) seres que produzem seu alimento
( i ) ciclo vital ( ) possui apenas uma célula
3) O que significa classificar e qual o principal critério que devemos adotar para fazer uma classificação?
4) Associe os seres com seus respectivos reinos:
( a ) roseira ( ) Animalia
( b ) protozoário ( ) Monera
( c ) bactéria ( ) Plantae
( d ) cogumelo ( ) Fungi
( e ) gato ( ) Protista

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Meus colegas de trabalho...

Vamos criar um blog?!!!

Não se preocupem, daremos  um passo de cada vez.
Quando precisarem de auxílio podem enviar e-mail para matildeslima13@gmail.com.
OK
Criando hiperlink:
Podemos ir instantaneamente para qualquer pagina da Web na Internet.
Selecione a imagem ou frase que deseja transformar em um hyperlink;
Em seguida clique na opção link do menu de postagem e adicione o link para o qual você deseja redirecionar a frase ou imagem.
Caso você queira que seu hyperlink abra em uma nova janela adicione esse codigo target=¨blank¨ no final do link na parte de editar Html da sua pagina de postagem.

Vamos testar o que aprendemos este hiperlink deverá abrir a página de onde tirei estas informações:
Como adicionar hyperlink no blogpot?