domingo, 13 de abril de 2014

Exercícios sobre células, tecidos e nutrição humana

01.  Assinale a afirmação que não faz parte da teoria celular:
 
a) Os seres vivos são formados por células.
b) Os fenômenos fundamentais da vida ocorrem em nível celular.
c) Toda célula resulta da divisão ou fusão de células pré-existentes.
d) Em todos os seres vivos as células realizam o mesmo tipo de ciclo celular.
e) As células-mãe transmitem suas características às células-filhas.

02. Relacione todos os tecidos às suas funções específicas:

A.Epitelial                (     ) transmitir impulsos e coordenar as atividades e funções do organismo
B. Glandular            (     ) contração e movimentos
C. Conjuntivo           (     ) sustentação do corpo e proteção de órgãos vitais
C. Cartilaginoso       (     ) revestimento e proteção
D. Adiposo               (     ) unir órgãos e preenchimento
E. Ósseo                  (     ) modelagem e amortecimento nas articulações
F. Sanguíneo           (     ) reserva de gorduras e preenchimento
G. Muscular              (     ) transportar e dissolver substâncias
H. Nervoso               (     ) produzir hormônios e secreções



 03. O núcleo celular
 O núcleo é um corpúsculo geralmente esférico delimitado por uma membrana nuclear, e que, na maioria das vezes, ocupa o centro da célula. Baseando-se no que estudamos, marque a alternativa que indica os principais componentes químicos dos cromossomos:



a) RNA          b) DNA          c) Fosfatos       d) Lipídios
e) Proteínas


04. A Mitose e a Meiose são importantes processos biológicos, pois permitem que o número de cromossomos de uma célula permaneça igual, ou seja, reduzido, para possibilitar sua restauração numérica após a fecundação.
a) ao contrário da Mitose, que ocorre em todas as células somáticas (células que formam o corpo), a Meiose restringe-se àquelas da linha germinativa, que produzirão gametas ( espermatozóides e óvulos).
b) se considerarmos, em uma mesma espécie, duas células-filhas, uma originada por Mitose e a outra por Meiose, a primeira conterá metade do número de cromossomos da célula-mãe.
c) A função da Mitose é multiplicar e regenerar células danificadas, promovendo assim o crescimento e o reparo do organismo.
d) Na meiose, uma célula haplóide dará origem a quatro células diplóides, como as hemácias e os osteócitos.

Com relação aos eventos e aos resultados destes dois processos, estão corretas as alternativas:
a) a, b e c.     b) a e c.      c) c e d.      d) b, c e d.        e) c e d.
05. Encontre, no caça-palavras a seguir, quatro organelas que compõem uma célula animal e cite a função de pelo menos duas delas.

Q W E R T M I T O C Ô D R I A K L P Ç B A C
N A S X C G B J R E T I N O P L U Y T F G H
Ú B N V C X Z S E F T Y R I B O S S O M O L
C H T Y J H U C L O J T Y U I O S S O N B V
L V G T Y U J K O P C I T O P L N B V F R D
 E L I S O S S O M O G T F D E S S O M O L B
O N D R I A H N I U Y P O P L A S M A C X Z
 
 
 
6.     Assinale a alternativa que não relaciona corretamente a substância às suas características:
a)      Carboidrato – fonte de energia;
b)      Fibras – Melhora do sistema digestório;
c)       Proteínas – reserva energética;
d)      Lipídios – constituição da membrana celular;
e)      Iodo – Formação dos hormônios da tireóide;

7. De acordo com os componentes nutricionais/funções dos nutrientes, relacione a 1ª coluna, dos alimentos, de acordo com a 2ª, dos nutrientes e funções.

 1ª coluna                                                                               2ª coluna
 Alimentos                                                                     Nutrientes/funções
1 - Feijão                                          (   ) Rico em proteína e lipídio - função construtora
2 – Arroz                                          (   ) Rico em vitaminas - função reguladora
3 - Carne picada                              (   ) Rico em ferro – função reguladora
4 – Limão                                         (   ) Rico em carboidratos – função energética
Com base na relação acima, marque a alternativa correta:

(A) 2, 3, 4, 1.
(B) 1, 2, 3, 4.
(C) 4, 2, 1, 3.
(D) 3, 4, 1, 2.


Nenhum comentário:

Postar um comentário