sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

anatomia hunana parte1

1.Julgue as questões como falsas ou verdadeiras.

( ) Fonação é a produção de voz. É a fonação que permite a fala, o principal meio de comunicação entre os seres humanos. Por isso, ela é considerada uma função de relação e é estudada, embora não seja propriamente um sentido, como a visão ou a audição.
( ) A pupila é uma lente que regula, em nosso olho, o foco da imagem a ser captada pela retina. Ela faz isso automaticamente, tornando-se mais espessa ou mais fina, graças à ação dos músculos comandados pelo sistema nervoso.
( ) A esclerótica é a membrana mais externa, conhecida como a “parte branca dos olhos ” . A coróide localiza-se sob a esclerótica e é muito rica em vasos sanguíneos que nutrem as células do olho.
( ) O interior do olho é formado por três elementos transparentes, que são atravessados pela luz, são eles: humor aquoso, humor vítreo e cristalino.
( ) A visão depende de uma certa quantidade de luz, capaz de sensibilizar a retina. Quando existe pouca luz no ambiente, a pupila se contrai; favorecendo a penetração da luz no olho.

2.” Também chamada de caixa de tímpano, situa-se dentro do osso temporal..Nela encontra-se o tímpano que é uma fina camada membrana. Existe ainda três pequenos ossos cujos nomes derivam de objetos com os quais se parecem: martelo, bigorna e estribo”. O trecho de texto acima se refere:
a) a orelha externa.
b) a orelha média.
c) a orelha interna
d) Não se refere a orelhas

3. Qual a curvatura geralmente se acentua na coluna vertebral na cifose?
a) Cervical
b) Torácica
c) Lombar
d) Sacral
e) Coccígea

4. Qual dos músculos abaixo se contrai apenas durante a expiração forçada?
a) Diafragma
b) Intercostais internos
c) Esternocleidomastóide
d) Escalenos
e) Reto abdominal

5. Qual das estruturas abaixo está presente tanto no sistema respiratório quanto no digestório?
a) Laringe
b) Traquéia
c) Faringe
d) Esôfago
e) Nenhuma das anteriores

6. Assinale falso ou verdadeiro para as funções dos Músculos:

( ) Produção dos movimentos corporais: Movimentos globais do corpo, como andar e correr.
( ) Estabilização das Posições Corporais: A contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.
( ) Regulação do Volume dos Órgãos: A contração sustentada das faixas anelares dos músculos lisos (esfíncteres) pode impedir a saída do conteúdo de um órgão oco.
( ) Movimento de Substâncias dentro do Corpo: As contrações dos músculos lisos das paredes vasos sangüíneos regulam a intensidade do fluxo. Os músculos lisos também podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração.
( ) Produção de Calor: Quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal.

7. Circulação Pulmonar e Sistêmica
A) Circulação Sistêmica
B) Circulação Pulmonar
( ) leva sangue do ventrículo direito do coração para os pulmões e de volta ao átrio esquerdo do coração. Ela transporta o sangue pobre em oxigênio para os pulmões, onde ele libera o dióxido de carbono (CO2) e recebe oxigênio (O2). O sangue oxigenado, então, retorna ao lado esquerdo do coração para ser bombeado para circulação sistêmica.
( ) é a maior circulação; ela fornece o suprimento sangüíneo para todo o organismo. A circulação sistêmica carrega oxigênio e outros nutrientes vitais para as células, e capta dióxido de carbono e outros resíduos das células.

8. A função do sistema respiratório é facultar ao organismo uma troca de gases com o ar atmosférico, assegurando permanente concentração de oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas, e em contrapartida servindo como via de eliminação de gases residuais, que resultam dessas reações e que são representadas pelo gás carbônico:
( ) O texto está certo
( ) O texto está errado
( ) O texto está parcialmente certo.

A educação ambiental na escola

Projeto: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA


Justificativa

A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.
Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua conseqüência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável.




Objetivos gerais

Com os conteúdos ambientais permeando todas as disciplinas do currículo e contextualizados com a realidade da comunidade, a escola ajudará o aluno a perceber a correlação dos fatos e a ter uma visão holística, ou seja, integral do mundo em que vive. Para isso a Educação Ambiental deve ser abordada de forma sistemática e transversal, em todos os níveis de ensino, assegurando a presença da dimensão ambiental de forma interdisciplinar nos currículos das diversas disciplinas e das atividades escolares.
A fundamentação teórico/prática dos projetos ocorrerá por intermédio do estudo de temas geradores que englobam palestras, oficinas e saídas a campo. Esse processo oferece subsídios aos professores para atuarem de maneira a englobar toda a comunidade escolar e do bairro na coleta de dados para resgatar a história da área para, enfim, conhecer seu meio e levantar os problemas ambientais.


Objetivos específicos
Sensibilizar: processo de alerta, é o primeiro passo para alcançar o pensamento sistêmico;
Compreender: conhecimento dos componentes e dos mecanismos que regem os sistemas naturais;
Responsabilizar-se: reconhecimento do ser humano como principal protagonista com capacidade de avaliar e agir efetivamente no sistema;
Conscientizar para a cidadania: participar ativamente e resgatar direitos e promover uma nova ética capaz de conciliar o ambiente e a sociedade.


Metodologia
Levantamento do perfil ambiental das escolas (se possui área verde, horta, separação de lixo, etc.);
• Levantamento dos projetos que estão sendo desenvolvidos nas escolas;
• Acompanhamento de projetos específicos nas escolas que serão desenvolvidos pelos professores (reciclagem de lixo, bacia hidrográfica como unidade de estudo, trilhas ecológicas, cuidados com o ambiente escolar, respeito aos colegas, funcionários, direção e professores, etc.,)
• Mobilização de toda a comunidade escolar para o desenvolvimento de atividades durante a Semana do Meio Ambiente, com finalidade de conscientizar a população sobre as questões ambientais;
• Realização de campanhas educativas utilizando os meios de comunicação disponíveis, imprensa falada e escrita, blog da escola, distribuição de panfletos, folder, cartazes, a fim de informar e incentivar a população em relação à problemática ambiental;
• Promover a integração entre as organizações que trabalham nas diversas dimensões da cidadania, com o objetivo de ampliar o conhecimento e efetivação dos direitos de cidadania no cotidiano da comunidade escolar. Serão trabalhados temas relacionados à melhoria da qualidade de vida da população, por exemplo:
 Lixo (redução, reutilização e reciclagem);
 Água (consumo, desperdício, poluição);
 Florestas (porque preservá-las?);
 Fogo (prevenção, efeitos negativos ao meio ambiente);
 Agrotóxicos (riscos para a saúde, danos ambientais);
 Caça ilegal;
 Respeito aos animais silvestres e domésticos;
 Drogas;
 DST – Doenças sexualmente transmissíveis;
 Segurança no trânsito;
 Respeito ao próximo;
 Noções de saúde (higiene, prevenção de doenças);
 Cidadania (direitos do cidadão), etc.


Recursos

Blog da escola,blog da professora, computadores, impressora, sulfite, cadernos, livros didáticos e paradidáticos, internet.

Avaliação

Ao programar um projeto de educação para o ambiente, estaremos facilitando aos alunos e à população uma compreensão fundamental dos problemas existentes, da presença humana no ambiente, da sua responsabilidade e do seu papel crítico como cidadãos de um país e de um planeta. Desenvolveremos assim, as competências e valores que conduzirão a repensar e avaliar de outra maneira as suas atitudes diárias e as suas conseqüências no meio ambiente em que vivem.
Como o aluno irá aprender a propósito do ambiente, os conteúdos programáticos lecionados, tornar-se-ão uma das formas de tomada de consciência, tornando-se, mais agradáveis e de maior interesse para o aluno.
A avaliação será um processo continuo de troca entre a professora e alunos e entre alunos e alunos, ao final o trabalho valerá uma nota de zero a dez que servirá como parte para obtenção da média bimestral, sendo que a sequência do trabalho se dará no decorrer do ano letivo, onde faremos uma releitura e outras pesquisas.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

atividades Terra e Universo 6°ano

01. Assinale com um C as alternativas corretas e com I as incorretas:

a) ( ) O basalto é uma rocha escura usada em forma de pedrinhas para fazer contraste com o calcário nos calçadões.

b) ( ) As estátuas dos profetas foram esculpidas por Aleijadinho em mármore.

c) ( ) A pedra-pomes é uma rocha leve e porosa empregada na limpeza e no amaciamento da pele.

d) ( ) Sedimentares são rochas que se originam de outras rochas cujos componentes mudam de disposição, alterando a forma e a estrutura da rocha.

e) ( ) O gnaisse provém do granito por metamorfismo.

02. Marque com um X as palavras que significam rochas:
( ) ferro

( ) granito

( ) arenito

( ) alumínio

( ) basalto

( ) gelo

( ) calcário

( ) mármore
03. Assinale a alternativa que indica os gases que existem em maior quantidade no Sol.

a) Hidrogênio e Hélio

b) Oxigênio e Hélio

c) Hidrogênio e Oxigênio

d) Hélio e Oxigênio
04. “São corpos gasosos que emitem luz própria.” O conceito acima refere-se:

a) aos planetas

b) aos meteoros

c) a Lua

d) as estrelas
05. A ciência que estuda o universo denomina-se:

a) Astrologia

b) Astronomia

c) Economia

d) Sociologia
06. Leia:

Há nele numerosos corpos luminosos. Esse espaço onde se encontram esses corpos denomina-se céu. Ele é infinito, isto é, tem dimensões ainda não determinadas pelo homem.

Os corpos que existem nesse espaço denominam-se astros.

Alguns astros são luminosos, isto é, tem luz própria, como a estrelas. Outros, os iluminados, não tem luz própria, apenas refletem a luz recebida das estrelas; são os planetas (a Terra, por exemplo), os satélites (por exemplo a Lua), os cometas e os asteróides.

Há ainda nesse espaço numerosas partículas de tamanho variado que podem ser observadas com instrumentos apropriados.

O conjunto desses denomina-se Universo.

Agora responda:
a)Qual é a diferenças entre astros luminosos e astros iluminados?
07. Cite o nome dos planetas que estudamos.

08. Qual é a estrela responsável pela emissão de calor e luz na Terra?

09. O que é o Universo?

10. Defina céu e astros.

sábado, 28 de novembro de 2009

Atividade para o 6º ano (Ciências)

01. É a galáxia em que moramos e viajamos pelo espaço celeste. Ela possui cerca de 150 bilhões de estrelas e tem 100 mil anos-luz de diâmetro. Isso quer dizer que se pudéssemos viajar à velocidade da luz (300.000 km/s) levaríamos 100 mil anos para atravessá-la de ponta a ponta. Nós moramos na...


a) Nebulosa

b) Órion

c) Via Estelar

d) Via Láctea



02. Os movimentos da Terra ao redor de si mesma e os movimentos da Terra em torno do Sol chamam-se, respectivamente:

a) Trópico de Câncer e Equador

b) Hemisfério Norte e Hemisfério Sul

c) Rotação e Translação

d) Translação e Rotação



03. São fragmentos que se originam da Nebulosa da qual o Sistema Solar se formou. Estamos mencionando:

a) Asteróides e cometas

b) Mercúrio e Vênus

c) Urano e Netuno

d) Plutão e Júpiter



04. Quais dos instrumentos não são usados para estudos espaciais:

a) Lunetas e telescópio

b) Foguete espacial e ônibus espacial

c) Satélite artificial e sonda espacial

d) Eclipse solar e lunar



05. É o terceiro planeta em distância do sol:

a) Terra

b) Marte

c) Mercúrio

d) Júpiter



06. “É um agregado natural de minerais.”; “São elementos ou substâncias químicas que, por meio de processos geológicos, se formaram e continuam se formando em vários ambientes da Terra.”; Os trechos de textos citados referem-se respectivamente:

a) Rocha e esculturas

b) Esculturas e rochas

c) Esculturas e minerais

d) Rocha e minerais



07. O basalto e a pedra-pomes se formaram na superfície terrestre com a solidificação da lava. O basalto e a pedra-pomes são exemplos de:

a) Rochas magmáticas

b) Rochas sedimentares

c) Rochas estratificadas

d) Rochas metamórficas



08. Rochas que se formam por erosão, sedimentação ou deposição dos sedimentos de outras rochas são denominadas:

a) Rochas magmáticas

b) Rochas sedimentares

c) Rochas estratificadas

d) Rochas metamórficas



09. O Pão-de-Açúcar, na cidade do Rio de Janeiro (RJ) é um tipo de:

a) Rochas magmáticas

b) Rochas sedimentares

c) Rochas estratificadas

d) Rochas metamórficas



10. São exemplos de Rochas Metamórficas:

a) O basalto, a pedra-pomes e o granito.

b) O quartzo, o feldspato e a mica.

c) O gnaisse, a ardósia e o mármore.

d) O arenito, o argilito e o calcário.

Primeiro Contato

Aventurar-se pelo conhecimento, na busca de novos saberes, foi o motivo que me fez criar este blog. Ele será usado como ferramenta de trabalho e interação com amigos, profissionais da educação e alunos, visando a atualização das vivências cotidianas do ambiente escolar, familiar e social. Espero compartilhar experiências e materiais que facilitam a prática pedagógica. Sejam bem-vindos!