sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

anatomia hunana parte1

1.Julgue as questões como falsas ou verdadeiras.

( ) Fonação é a produção de voz. É a fonação que permite a fala, o principal meio de comunicação entre os seres humanos. Por isso, ela é considerada uma função de relação e é estudada, embora não seja propriamente um sentido, como a visão ou a audição.
( ) A pupila é uma lente que regula, em nosso olho, o foco da imagem a ser captada pela retina. Ela faz isso automaticamente, tornando-se mais espessa ou mais fina, graças à ação dos músculos comandados pelo sistema nervoso.
( ) A esclerótica é a membrana mais externa, conhecida como a “parte branca dos olhos ” . A coróide localiza-se sob a esclerótica e é muito rica em vasos sanguíneos que nutrem as células do olho.
( ) O interior do olho é formado por três elementos transparentes, que são atravessados pela luz, são eles: humor aquoso, humor vítreo e cristalino.
( ) A visão depende de uma certa quantidade de luz, capaz de sensibilizar a retina. Quando existe pouca luz no ambiente, a pupila se contrai; favorecendo a penetração da luz no olho.

2.” Também chamada de caixa de tímpano, situa-se dentro do osso temporal..Nela encontra-se o tímpano que é uma fina camada membrana. Existe ainda três pequenos ossos cujos nomes derivam de objetos com os quais se parecem: martelo, bigorna e estribo”. O trecho de texto acima se refere:
a) a orelha externa.
b) a orelha média.
c) a orelha interna
d) Não se refere a orelhas

3. Qual a curvatura geralmente se acentua na coluna vertebral na cifose?
a) Cervical
b) Torácica
c) Lombar
d) Sacral
e) Coccígea

4. Qual dos músculos abaixo se contrai apenas durante a expiração forçada?
a) Diafragma
b) Intercostais internos
c) Esternocleidomastóide
d) Escalenos
e) Reto abdominal

5. Qual das estruturas abaixo está presente tanto no sistema respiratório quanto no digestório?
a) Laringe
b) Traquéia
c) Faringe
d) Esôfago
e) Nenhuma das anteriores

6. Assinale falso ou verdadeiro para as funções dos Músculos:

( ) Produção dos movimentos corporais: Movimentos globais do corpo, como andar e correr.
( ) Estabilização das Posições Corporais: A contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.
( ) Regulação do Volume dos Órgãos: A contração sustentada das faixas anelares dos músculos lisos (esfíncteres) pode impedir a saída do conteúdo de um órgão oco.
( ) Movimento de Substâncias dentro do Corpo: As contrações dos músculos lisos das paredes vasos sangüíneos regulam a intensidade do fluxo. Os músculos lisos também podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração.
( ) Produção de Calor: Quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal.

7. Circulação Pulmonar e Sistêmica
A) Circulação Sistêmica
B) Circulação Pulmonar
( ) leva sangue do ventrículo direito do coração para os pulmões e de volta ao átrio esquerdo do coração. Ela transporta o sangue pobre em oxigênio para os pulmões, onde ele libera o dióxido de carbono (CO2) e recebe oxigênio (O2). O sangue oxigenado, então, retorna ao lado esquerdo do coração para ser bombeado para circulação sistêmica.
( ) é a maior circulação; ela fornece o suprimento sangüíneo para todo o organismo. A circulação sistêmica carrega oxigênio e outros nutrientes vitais para as células, e capta dióxido de carbono e outros resíduos das células.

8. A função do sistema respiratório é facultar ao organismo uma troca de gases com o ar atmosférico, assegurando permanente concentração de oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas, e em contrapartida servindo como via de eliminação de gases residuais, que resultam dessas reações e que são representadas pelo gás carbônico:
( ) O texto está certo
( ) O texto está errado
( ) O texto está parcialmente certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário