sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A educação ambiental na escola

Projeto: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA


Justificativa

A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.
Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua conseqüência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável.




Objetivos gerais

Com os conteúdos ambientais permeando todas as disciplinas do currículo e contextualizados com a realidade da comunidade, a escola ajudará o aluno a perceber a correlação dos fatos e a ter uma visão holística, ou seja, integral do mundo em que vive. Para isso a Educação Ambiental deve ser abordada de forma sistemática e transversal, em todos os níveis de ensino, assegurando a presença da dimensão ambiental de forma interdisciplinar nos currículos das diversas disciplinas e das atividades escolares.
A fundamentação teórico/prática dos projetos ocorrerá por intermédio do estudo de temas geradores que englobam palestras, oficinas e saídas a campo. Esse processo oferece subsídios aos professores para atuarem de maneira a englobar toda a comunidade escolar e do bairro na coleta de dados para resgatar a história da área para, enfim, conhecer seu meio e levantar os problemas ambientais.


Objetivos específicos
Sensibilizar: processo de alerta, é o primeiro passo para alcançar o pensamento sistêmico;
Compreender: conhecimento dos componentes e dos mecanismos que regem os sistemas naturais;
Responsabilizar-se: reconhecimento do ser humano como principal protagonista com capacidade de avaliar e agir efetivamente no sistema;
Conscientizar para a cidadania: participar ativamente e resgatar direitos e promover uma nova ética capaz de conciliar o ambiente e a sociedade.


Metodologia
Levantamento do perfil ambiental das escolas (se possui área verde, horta, separação de lixo, etc.);
• Levantamento dos projetos que estão sendo desenvolvidos nas escolas;
• Acompanhamento de projetos específicos nas escolas que serão desenvolvidos pelos professores (reciclagem de lixo, bacia hidrográfica como unidade de estudo, trilhas ecológicas, cuidados com o ambiente escolar, respeito aos colegas, funcionários, direção e professores, etc.,)
• Mobilização de toda a comunidade escolar para o desenvolvimento de atividades durante a Semana do Meio Ambiente, com finalidade de conscientizar a população sobre as questões ambientais;
• Realização de campanhas educativas utilizando os meios de comunicação disponíveis, imprensa falada e escrita, blog da escola, distribuição de panfletos, folder, cartazes, a fim de informar e incentivar a população em relação à problemática ambiental;
• Promover a integração entre as organizações que trabalham nas diversas dimensões da cidadania, com o objetivo de ampliar o conhecimento e efetivação dos direitos de cidadania no cotidiano da comunidade escolar. Serão trabalhados temas relacionados à melhoria da qualidade de vida da população, por exemplo:
 Lixo (redução, reutilização e reciclagem);
 Água (consumo, desperdício, poluição);
 Florestas (porque preservá-las?);
 Fogo (prevenção, efeitos negativos ao meio ambiente);
 Agrotóxicos (riscos para a saúde, danos ambientais);
 Caça ilegal;
 Respeito aos animais silvestres e domésticos;
 Drogas;
 DST – Doenças sexualmente transmissíveis;
 Segurança no trânsito;
 Respeito ao próximo;
 Noções de saúde (higiene, prevenção de doenças);
 Cidadania (direitos do cidadão), etc.


Recursos

Blog da escola,blog da professora, computadores, impressora, sulfite, cadernos, livros didáticos e paradidáticos, internet.

Avaliação

Ao programar um projeto de educação para o ambiente, estaremos facilitando aos alunos e à população uma compreensão fundamental dos problemas existentes, da presença humana no ambiente, da sua responsabilidade e do seu papel crítico como cidadãos de um país e de um planeta. Desenvolveremos assim, as competências e valores que conduzirão a repensar e avaliar de outra maneira as suas atitudes diárias e as suas conseqüências no meio ambiente em que vivem.
Como o aluno irá aprender a propósito do ambiente, os conteúdos programáticos lecionados, tornar-se-ão uma das formas de tomada de consciência, tornando-se, mais agradáveis e de maior interesse para o aluno.
A avaliação será um processo continuo de troca entre a professora e alunos e entre alunos e alunos, ao final o trabalho valerá uma nota de zero a dez que servirá como parte para obtenção da média bimestral, sendo que a sequência do trabalho se dará no decorrer do ano letivo, onde faremos uma releitura e outras pesquisas.

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